VULCÃO OJOS DEL SALADO
Nível da Expedição: Médio
Duração: 15 dias
Ponto de encontro inicial: Copiapó, Chile.
Dia 01 | Dia de Chegada em Copiapó
Dia reservado para chegada em Copiapó, a cidade chilena que será a base de nossa expedição (segundo IATA, o código do aeroporto é CPO). Nossa equipe irá buscá-lo no aeroporto e o levará até o hotel no centro da cidade. À noite realizaremos um jantar de boas vindas.
Incluso: Transfer aeroporto, jantar de boas-vindas e hotel
Dia 02 | Preparação e logística em Copiapó (400m)
Reservamos este dia para preparação da logística. Após o café da manhã iremos checar os equipamentos e orientar a organização dos duffel bags. À tarde vamos cuidar do aluguel dos equipamentos e deixar tudo pronto para nossa partida para a montanha no dia seguinte.
Incluso: Café da manhã e hotel
Dia 03 | Laguna Santa Rosa (3700m)
Após o café da manhã iremos em nossos veículos até a Laguna Santa Rosa, um lago salgado, refúgio de flamingos selvagens, que fica no Parque Nacional Nevado Tres Cruces. Este Parque abriga a quinta e a décima primeira montanha mais alta dos Andes: os Nevados Três Cruces Sul e Central que dominam a paisagem no horizonte.
Distância: 150 km
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar, transporte, permissões e noite em refúgio
Dia 04 | Ascensão de aclimatação no Cerro 7 Hermanas (4600m)
Hoje faremos um trekking de aclimatação com uma ascensão ao Cerro 7 Hermanas. Nosso objetivo não é cume, mas atingir uma altitude mais elevada para melhorarmos nossa aclimatação. A caminhada demora cerca de 6 horas, é leve e vamos devagar. No caminho é comum observarmos a vida selvagem, como vicunhas, guanacos, raposas e até mesmo alguns condores se tivermos sorte.
Distância: 10 km | Ganho Altimétrico: 900m
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar e noite em refúgio
Dia 05 | Chegada em Laguna Verde (4700m)
Este é um dia de deslocamento. Vamos sair de nosso refúgio a caminho do que é considerado o acampamento base do Ojos del Salado, a Laguna Verde. No caminho paramos em Maricunga para mostrar nossas permissões de escalada e de lá seguir até nosso destino. No caminho iremos avistar diversas montanhas altas, como os Nevados Três Cruces, o Pico Wheelright, Barrancas Blancas, Peña Blancas, além, é claro, de muita vida selvagem. Nosso acampamento em Laguna Verde é provido de barracas domo.
Dormimos em barracas de 3 pessoas, que serão compartilhadas entre 2. Neste acampamento teremos acesso a piscinas naturais com água termal dos vulcões vizinhos.
Distância: 110 km
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar, transporte e noite em barracas
Dia 6 | Aclimatação no Cerro Mulas Muertas (5300m)
A partir de nosso acampamento pela manhã, faremos uma caminhada de aclimatação no Vulcão Mulas Muertas, que fica próximo à Laguna Verde. A caminhada leva cerca
de 5 horas até um mirante na altitude de 5300 metros.
Distância: 10 km | Ganho altimétrico: 600m
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar e noite em barracas
Dia 07 | Aclimatação em Tejos (5900m)
Nossas caminhonetes 4x4 iremos pela manhã até o refúgio Tejos, localizado a 5900 metros de altitude. Este itinerário tem dupla função: melhorar nossa aclimatação e revisar o caminho até este local, que é o ponto de partida para o ataque ao cume do Ojos del Salado. Neste dia usaremos toda a habilidade de 4x4 dos nossos guias, que nos levarão alto na paisagem vulcânica mais impressionante da região. Permanecemos um tempo em altitude para fazer com que nossos corpos se adaptem e regressaremos mais tarde ao acampamento.
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar e noite em barracas
Dia 08 | Dia de descanso em Laguna Verde (4700m)
Enfim, um dia para relaxar ao lado do lago. Aproveitamos para entrar nas termas e também para deixar tudo preparado para nosso primeiro grande teste, que é a ascensão que realizaremos no dia seguinte.
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar e noite em barracas
Dia 09 | Escalada do Nevado San Francisco (6018 m)
Acordaremos de madrugada e, após um café da manhã, vamos dirigir até o começo da trilha do Nevado San Francisco, localizada a 5130 metros de altitude. A ascensão não é técnica, o que não significa ser fácil. No cume seremos recompensados pelo esforço, com uma das vistas mais lindas dos Andes, de onde podemos ver mais de 20 montanhas acima de 6 mil metros de altitude, dentre elas o Incahuasi, que se destaca em nossa frente.
Distância: 10 km | Ganho altimétrico: 900 m
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar e noite em barracas
Dia 10 | Descanso (4700m)
Após a ascensão do San Francisco, enfim um merecido descanso em Laguna Verde.
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar e noite em barracas
Dia 11 | Descanso (4700m)
Dia reservado para descanso e preparação.
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar e noite em barracas
Dia 12 | Dia coringa (4700m)
Usaremos este dia para descanso ou para adiantar a atividade prevista para o Dia 13, na dependência da previsão do tempo. No caso de não conseguirmos ir de carro até o refúgio Tejos, iremos nos aproximar do local de ataque ao cume à pé, a partir do Refúgio Atacama localizado a 5500 metros de altitude.
Distância: 4 km | Ganho altimétrico: 570 m
Duração: 3 horas
Incluído: Café da manhã, lanche, jantar e noite em barracas
Dia 13 | Cume no Ojos del Salado
Chegou o dia mais esperado, tenha paciência e vamos devagar e sempre. Não será um dia fácil, mas todo sofrimento tem uma recompensa. Em nosso plano original, vamos partir meia noite de Laguna Verde e percorrer o difícil caminho 4x4 até o Refúgio Tejos, de onde começaremos nosso ataque ao cume. Espere uma longa jornada superior a 12 horas entre a ida e volta.
Distância: 12 km | Ganho altimétrico: 1000 m
Incluso: Café da manhã, lanche, jantar e noite em barracas
Dia 14 | Retorno a Copiapó
Chegou nossa hora de começar a voltar à civilização. Vamos desmontar nosso acampamento, carregar os carros e retornar à Copiapó, onde chegaremos no meio da tarde no hotel.
Distância: 260 km
Duração: 4 horas
Incluso: Café da manhã, lanche, transporte e noite em hotel
Dia 15 | Retorno ao Brasil
Dia reservado para voltarmos para o Brasil.
Incluso: Café da manhã e transfer aeroporto
Lembre-se:
* O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas,
performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.