top of page
1280px-View_from_capanna_margherita.jpg

Montanhas da lua de Uganda

Montanhas da lua de Uganda

Pico margherita 5109m, Monte Speke 4890m + Safári de Gorilas e de chimpanzés


O Monte Rwenzori é um maciço montanhoso localizado na fronteira entre Uganda e República Democrática do Congo, em meio a uma densa e rica floresta equatorial. Sua paisagem lembra a nossa floresta Amazônica, porém com elementos totalmente diferenciados que só existem na África.


A distinção paisagística da região começa pelo fato de que o Margherita Peak, que iremos escalar, é a terceira montanha mais alta da África. Mas ao contrário do Kilimanjaro e do Monte Kenya, nesta montanha precisamos caminhar sobre o gelo. O Margherita Peak não é um vulcão e por sua paisagem ímpar, ele ganhou o apelido dos exploradores John Hanning Speke e Richard Francis Burton de “Montanhas da Lua”, quando a combinação de rocha, gelo e a cobertura vegetal dos campos de altitude os impressionou.


Durante a ascensão, iniciaremos a caminhada sob uma densa floresta que, ao longo da subida, vai se tornando mais baixa devido ao gradiente vegetacional. Em uma média altitude, predominam prados, onde vivem as belas Lobélias e os Senecios, até chegarmos aos glaciares.


Além da geografia deste maciço ser de grande beleza, a montanha desperta ainda mais o interesse pelo fato de que, na parte baixa destas montanhas, em meio às florestas equatoriais, vive o maior primata do planeta, o belo, encantador e ameaçado gorila, o que torna a viagem e a aventura ainda mais atraente.
 

História do Rwenzori

Historicamente, desde a época ptolomaica do Egito antigo, acreditava-se que o Rwenzori era o local da nascente do rio Nilo, e de fato, no maciço estão as nascentes de vários rios que alimentam o Lago Vitória, considerado por muitos como a nascente do grande rio.


As explorações europeias, no entanto, só aconteceram no século XIX, com a presença de exploradores como Samuel Baker e Henry Stanley, que hoje são homenageados com nomes de alguns picos. O mais alto do maciço, o Pico Margherita, recebeu este nome em homenagem à rainha Margherita de Sabóia da Itália, feita pelo Duque de Abruzzi, o mesmo explorador do K2 no Paquistão (essa rainha também foi homenageada pela pizza Margherita).


Não podemos esquecer da presença do Sir Richard Burton, explorador das nascentes do Nilo, e de seu parceiro John Hanning Speke, que deu nome ao segundo pico mais alto do maciço, que também iremos escalar. Burton tem uma história interessante, pois, após explorar a África, foi representar o império britânico no Brasil e é dele o projeto para a construção dos canais da cidade de Santos, em São Paulo.

Por que escalar as Montanhas da Lua?

 

Nosso roteiro é muito mais do que apenas uma viagem de escalada. Iremos escalar duas montanhas: o Pico Margherita e o Monte Speke. Além disso, a viagem como um todo é um mergulho na paisagem e na cultura de um dos países mais interessantes da África Ocidental. Uganda, como vimos nesta breve introdução, é cheia de histórias de exploração e remete a episódios da história do montanhismo e do Brasil.


Como parte de nosso compromisso de oferecer mais do que uma escalada e uma aventura na montanha, complementamos nossa viagem com um safári dos primatas, onde teremos uma experiência em ambiente natural, no meio da floresta do Congo com gorilas e também com chimpanzés em uma ilha no meio do lago Vitória. Tudo com segurança e a qualidade da Soul Outdoor.

Para quem é a expedição Montanhas da Lua da África + Safári de Gorilas?

Esta expedição é para todos que possuem a alma aventureira e amam conhecer lugares diferentes. No entanto é preciso estar em  condições físicas e dispostos a enfrentar o desafio de escalar uma montanha equatorial, onde o clima é chuvoso, a trilha é bastante molhada e lamacenta, e no final é necessário encarar uma ascensão no gelo. Mesmo com pouca inclinação, para percorrer esse glaciar, é necessário estarmos encordoados e usar crampons.


Esta viagem também é interessante para quem já escalou o Kilimanjaro, fez um safári na savana da Tanzânia e gostaria de uma segunda experiência de montanhismo no continente africano. Porém, desta vez, em uma montanha com paisagem diferente e com a adição técnica de caminhar sobre o gelo, além de chegar a dois cumes em uma mesma expedição.

 

Este roteiro não é considerado difícil, sendo recomendado para pessoas de todas as idades.
 

Mt.Speke2008.jpg
Lower_Kitandara_Lake.jpg
Hartlaub_s_Turaco_-_Kenya_S4E8674.jpg
Alexandra_Peak_Margherita_Peak_Rwenzori.jpg
Ruwenpflanzen.jpg
MtStanley_3.jpg
Mountain_gorilla_(Gorilla_beringei_beringei)_female_2.jpg
013_Alpha_male_chimpanzee_at_Kibale_forest_National_Park_Photo_by_Giles_Laurent.jpg

REQUISITOS

TREKKING BRASIL.png

DIFICULDADE DO

TREKKING

Nível Médio
ESCALADA.png

EXPERIÊNCIA EM

 

ALTITUDE

Pouca experiência
TREKKIN NO BRASIL.png

PREPARAÇÃO

 

CARDIOVASCULAR

Boa
CLIMB.png

DIFICULDADE

 

TÉCNICA 

Não utiliza equipamento técnico
MAIS INFORMAçÕES
IMAGENS DAS ÚLTIMAS EXPEDIÇÕES
  • whats
  • instagram-soul
  • mail
  • face
  • youtube
bottom of page