
monte roraima
O Monte Roraima é uma das montanhas mais misteriosas e desejadas do montanhismo brasileiro. Na verdade trata-se de um Tepui, ou seja, uma montanha em formato de mesa que abriga paisagens de grande beleza cênica, caminhadas longas e prazerosas, diversos atrativos naturais e muitas lendas e histórias.
Essa montanha ficou ainda mais famosa após a publicação do romance de Conan Doyle sobre o Mundo Perdido. E realmente, parece que estamos em outro mundo quando chegamos ao seu cume com mais de 30 km², onde de acordo com o escritor britânico viviam monstros pré-históricos. Lá encontramos diversas formas geológicas bizarras, como torres de pedra, cavernas, fendas profundas, cachoeiras, lagos gelados e a vegetação exótica, quase sempre envolta em neblina por conta da diferença de temperatura do topo com o entorno da montanha.
O Monte Roraima está localizado na tríplice fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana Francesa. No entanto, a região do Roraima não é envolta pela grande floresta Amazônica, mas sim pela “Gran Sabana”, um tipo de um cerrado venezuelano que se estende pelo estado brasileiro de nome homônimo ao monte.
A cidade base para este roteiro é a pequena Santa Elena do Uairén, localizada na fronteira com Pacaraima, Brasil. A partir de então, precisaremos acessar uma aldeia indígena, Paraitepuy, que é o ponto de entrada para o Parque Nacional de Canaima, onde está a montanha.
Por que ir ao Monte Roraima com a Soul Outdoor?
Nós da Soul Outdoor somos apaixonados pelas montanhas e pelo montanhismo, por isso queremos compartilhar um pouquinho de nossa experiência com vocês.
Para isso, contamos com profissionais qualificados que conhecem a região e prezam em mostrar os encantos da região e suas histórias. Para isso, sempre buscamos oferecer o melhor, até mesmo em nossas refeições. Também buscamos oferecer as saídas nas melhores épocas do ano, para evitar mau tempo e também trilhas cheias.
Por fim, nossos clientes são brindados com um atendimento especial, onde ajudamos a todos a se equipar para suas aventuras e com descontos especiais na aquisição de equipamentos novos na Loja Alta Montanha, nossa parceira.
Como funciona a expedição?
Nos encontraremos em Boa Vista, capital do estado de Roraima.
Lá iremos revisar seus equipamentos e de van iremos até a fronteira do Brasil com a Venezuela, nos hospedando em um confortável hotel em Santa Elena de Uairén. Apesar do acesso à montanha ser no conturbado país vizinho, a região da fronteira é bastante tranquila e segura.
Para quem é o trekking no Monte Roraima?
O trekking no monte Roraima é para pessoas que desejam uma experiência mais prolongada em ambiente natural primitivo, uma vez que são sete dias de montanha, o que não ocorre comumente em roteiros de montanha na Mantiqueira ou na Serra do Mar Paranaense. Porém, em comparação com esses roteiros, o Monte Roraima é tecnicamente mais fácil, ou seja, não tem tantas subidas e descidas e nem trilhas tão estreitas.
É bom ressaltar que é muito mais longo e tem um clima bastante cambiável, onde espera-se ter chuva e sol todos os dias. Por isso, o trekker que for realizar este Roteiro precisa ter em mente que precisará estar ativo fisicamente e em condições de caminhar por diversos dias seguidos, além de acampar por muitas noites em barracas.






REQUISITOS

DIFICULDADE DO
TREKKING

EXPERIÊNCIA

PREPARAÇÃO
CARDIOVASCULAR

DIFICULDADE
TÉCNICA
Confira abaixo nosso roteiro:
Nível da Expedição: Difícil
Duração: 11 dias
Ponto de encontro inicial: Boa Vista, Roraima.
Dia 01 | Chegada em Boa Vista
O dia de hoje é reservado para a chegada em Boa Vista (CODIGO IATA BVB), capital do Roraima.
Tenha em mente que a maioria dos voos chegam tarde da noite. Confira o seu voo e caso este seja sua realidade, considere chegar um dia antes.
Incluso: Noite em hotel
Dia 02 | Ida para Santa Elena de Uairén
Realizaremos uma reunião de briefing pela manhã e sairemos de Boa Vista um pouco antes do almoço com destino a Santa Elena de Uairén (220km). Lá chegaremos no final da tarde e nos hospedaremos em um confortável hotel.
Incluso: Café da manhã, transporte e pernoite em hotel
Dia 03 | Santa Elena de Uairén - Paraitepuy - Rio Tek (1050m)
Após o café da manhã, partiremos de Santa Elena de Uairén em veículos 4×4 até a comunidade indígena Paraitepuy (2h de viagem). No trajeto iremos fazer o registro no Parque Nacional e é neste local que iremos pesar, distribuir a bagagem para os carregadores. Então iniciaremos o nosso trekking.
Levaremos aproximadamente 5h para percorrer os 12 km de trilha até o acampamento no Rio Tek (Kukenan). Nossos guias ficaram responsáveis pela montagem do acampamento e você conhecerá a área (como estamos próximo ao rio, é possível até tomar um banho refrescante).
Incluso: Café da manhã, transporte, lanche de trilha, jantar e pernoite em barracas duplas
Dia 04 | Rio Tek - Acampamento base (1870 m)
Hoje o percurso é de 9km, no entanto, iremos ganhar pelo menos 800 metros de altitude. Estimamos uma caminhada de 4h a 6h de duração. Precisaremos realizar a travessia do Rio Tek (Kukenan), que requer o uso de meias por existirem pedras extremamente escorregadias. No acampamento, que fica bem próximo ao imponente Roraima, há um pequeno Rio onde podemos tomar banho.
Incluso: café da manhã, lanche de trilha, jantar e pernoite em barracas duplas
Dia 05 | Acampamento Base - Topo - Hotel Guacharo - Maverick (2820m)
Hoje teremos apenas 5 km de caminhada, no entanto, ganharemos 800 metros de altitude. Pegamos uma trilha bem sinuosa e íngreme pela mata até a base da parede do Roraima. Caminhamos através de uma densa floresta, com raízes e pedras soltas. O percurso todo levará de 4h a 6h. Chegaremos a 2800 metros de altitude. Se houver tempo, podemos ainda visitar a pedra Maverick que é o ponto mais alto de todo o complexo com 2820m.
Incluso: café da manhã, lanche de trilha, jantar e pernoite em barracas duplas
Dia 06 | Fronteira Tríplice - Vale dos Cristais - Acampamento Coati (2800m)
Ficaremos hospedados em um hotel/caverna e iniciaremos a caminhada após o café da manhã, que será de 4h-5h até o Acampamento Coati, no lado brasileiro. Pelo caminho vamos parar na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana Inglesa.
A 300 metros dali temos o Vale dos Cristais - um curioso ponto onde a milhares de pequenos cristais e formações curiosas, chegaremos a outra caverna, onde montaremos nosso acampamento. Não teremos um grande desnível nesse dia, porém a caminhada pode se tornar cansativa devido ao terreno acidentado do topo do Roraima.
Incluso: café da manhã, lanche de trilha, jantar e pernoite em barracas duplas
Dia 07 | Acampamento Coati - Lago Gladys - Mirante da Proa (2800m)
Para os trekkers que estiverem dispostos, poderemos sair bem cedo para ver o nascer do sol do mirante do Roraiminha (um tepui menor), localizado a 500 metros de Coati. Tomaremos café da manhã e faremos uma caminhada de 5km na direção do Lago Gladys - um curioso lago no fundo de uma caverna de teto colapsado. No caminho iremos comer o lanche de trilha e depois seguir à imensa greta que separa a proa do Roraima. Este será o ponto mais ao norte do nosso roteiro e se o tempo permitir, poderemos avistar lindas paisagens da floresta equatorial da Guiana. Voltaremos para o acampamento Coati para jantar e dormir. Aqueles que preferirem um pouco de descanso, poderão ficar no acampamento.
Incluso: café da manhã, lanche de trilha, jantar e pernoite em barracas duplas
Dia 08 | Acampamento Coatí - El Foso - Ventana - Yacuzi - Hotel Sucre (2800m)
Se o tempo permitir, iremos visitar a curiosa Ventana (que é uma formação rochosa que lembra uma janela). No fundo da janela está a paisagem da distante Floresta Amazônica. No caminho temos as Yacuzis, são piscinas que lembram banheiras jacuzzi. Estas duas estão a 2h (ida e volta) do Hotel Coati.
Após caminhar por 2h - saindo de Coati, estaremos no Foso, que é um grande buraco de 10 metros de diâmetro com um pequeno lago dentro (é possível chegar lá dentro através de um caminho sinuoso). Nossa noite será no Hotel Principal ou Hotel Sucre.
Incluso: café da manhã, lanche de trilha, jantar e pernoite em barracas duplas
Dia 09 | Retorno Rio Tek (1050m)
Nesse dia teremos uma caminhada de aproximadamente 7h e 1600m de perda de altitude. As primeiras três horas de descida são bem íngremes e é preciso ter cuidado. Antes de chegar em Rio Tek (Kukenan) teremos dois rios para atravessar. Chegaremos lá antes do entardecer onde montaremos nosso acampamento e poderemos descansar.
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e pernoite em barracas duplas
Dia 10 | Ida para Paraitepuy
Iremos realizar uma caminhada de cerca de 4 horas e chegaremos até
Paraitepuy onde teremos os nossos veículos 4×4 nos esperando com frutas e bebidas geladas. Teremos o nosso almoço no caminho e depois
seguiremos para Santa Elena de Uairen, onde vamos pernoitar.
Incluso: café da manhã, almoço, transporte e pernoite em hotel.
Dia 11 | Retorno para casa
Vamos acordar cedo em Santa Elena e depois do café da manhã, voltaremos a Boa Vista, com previsão de chegada por volta das 15 horas. Você poderá comprar seu voo para este dia pela noite (a maioria dos voos partem pouco depois da meia noite). Caso você queira, poderá ficar uma noite a mais. Nos comunique para verificarmos a disponibilidade e valores de hotel para você.
Incluso: Transporte de Santa Elena até Boa Vista.
Lembre-se:
O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.
O investimento total é de R$ 6.500.
O pagamento pode ser realizado via transferência bancária, PIX ou no cartão de crédito em até 8 parcelas.
*Consulte a nossa política de cancelamento.
*Caso deseje um roteiro com menos dias, fale com nossa equipe.
O que está incluso:
Liderança de guia da Soul Outdoor;
1 ou 2 guias auxiliares locais (dependendo do número de clientes);
Carregadores para as barracas e de comidas;
Barracas duplas nas montanhas;
Taxas de ingresso no Parque Nacional Canaima;
Transporte de resíduos (nada fica na montanha);
Alimentação completa na montanha, conforme descritivo;
1 noite de hotel em Boa Vista;
2 noites de hotel em Santa elena de Uairén;
Banho no final da trilha;
Pratos, copos e talheres;
Transfer Boa Vista x Venezuela;
Transfer ida e volta do Monte Roraima.
Obs. Recomendamos levar snacks de sua preferência para complementar o lanche de trilha;
O que NÃO está incluso:
Equipamentos pessoais de trekking;
Voo até Boa Vista;
Transfer hotel x aeroporto;
Refeições e despesas não mencionadas no roteiro (nas cidades);
Devolução de dinheiro em caso de abandono;
Reembolso em caso de perda de equipamento por roubo ou fenômenos climáticos;
Seguro de resgate e de viagem
Gastos com desistência (caso você não complete o roteiro e queira voltar antes).
Carregadores pessoais (existe a possibilidade de contratar um carregador ou dividir entre outros membros do time);
Gorjetas para os carregadores.
Que dia tenho que chegar e sair no roteiro?
Nos roteiros da Soul Outdoor, os primeiros e últimos dias das viagens são destinados para chegada e saída. Fique atento ao comprar sua passagem para chegar na data programada, pois alguns voos com escala podem demorar mais de um dia.
Em Boa Vista, a maioria dos voos chegam de madrugada ou muito tarde da noite. Caso este seja o caso do seu voo, planeje chegar um dia antes para evitar de dormir tarde, acordar cedo e já partir para a montanha, o que é um incomodo para você e nossos guias, já que não teremos tempo de checar seus equipamentos.
Quero chegar antes no roteiro, posso?
Caso seja necessário você poderá chegar antes, principalmente se seu voo chegar muito tarde no dia de chegada, mas lembre-se que os dias de hotel não descritos no roteiro não estão incluídos. Veja com nosso atendimento quando chegarão os guias, para não chegar muito antes. Lembrando que Boa Vista não é uma cidade turística e não há tantas opções de turismo para muitos dias. Caso tenha tempo e queira aproveitar sua viagem pelo norte do país para conhecer outros destinos, dê preferência para o final do roteiro.
Posso fazer outros passeios antes ou após os roteiros da Soul?
Como respondido na pergunta anterior, em vários roteiros da Soul há, nas cidades base, possibilidades de extensões e outros passeios. Em Boa Vista não oferecemos outras extensões, porém se você tem esta possibilidade, deixe para o fim da viagem. Muitas pessoas aproveitam para conhecer Manaus e alguns aventureiros vão até a Guiana. Entretanto a Soul não oferece estas extensões.
No roteiro está incluído voo?
Não, o deslocamento de ida e volta até Boa Vista é por sua conta. Mas de Boa Vista adiante a Soul irá organizar os deslocamentos.
Para qual aeroporto devo voar?
Você deve voar para o aeroporto de Boa Vista em Roraima (CÓDIGO IATA BVB). Azul, Latam e Gol têm voos para lá, porém a maioria dos voos passam por Brasília ou Manaus, sendo raros voos diretos de outras cidades. Por favor verifique o horário de chegada de seu voo para que você não chegue muito tarde e já tenha que no dia seguinte sair cedo, sem tempo para que possamos checar seus equipamentos.
Que documentos preciso levar para a viagem?
Você pode viajar com RG, desde que tenha menos de 10 anos da data de expedição ou passaporte válido. CNH e outros documentos não são válidos para atravessar a fronteira!
A migração na fronteira é simples e rápida.
Como funciona o transfer na chegada no aeroporto?
Esse transfer não está incluso. Você deverá pegar um taxi ou transporte por aplicativo e ir até o Hotel que reservamos para você.
Quando eu for para a montanha, há algum lugar para eu deixar parte das minhas bagagens?
Sim, você poderá deixar equipamentos que não precisa usar no trekking, como calça jeans, roupas urbanas etc, além de malas rígidas, no hotel em Boa Vista. Seus pertences ficarão em um depósito no hotel e na volta você poderá recuperar. Em último caso também poderá deixar pertences no hotel em Santa Elena na Venezuela.
É seguro ir para a Venezuela?
Essa é uma pergunta recorrente, pois diante das notícias da crise política da Venezuela, muitos tem medo de ir para lá. Trabalhamos no Monte Roraima há muitos anos e durante este tempo vivenciamos muitos episódios de crise, mas podemos afirmar que a região do Monte Roraima não sofre tanto quanto o resto do país. Santa Elena do Uairén é fronteira com o Brasil e eles dependem muito do comercio e do turismo com nosso país e há um grande esforço por parte dos venezuelanos para manter a segurança e a normalidade para o turismo na região. Mesmo diante de episódios mais tensos da crise política, a fronteira permaneceu aberta e continuamos sendo bem recebidos, inclusive sem burocracia. A situação em Santa Elena é muito diferente de Caracas, afirmamos que viajar no Monte Roraima é seguro e recomendável. Porém não recomendamos que, após a expedição na montanha, você viaje pela interior da Venezuela. Não há voos de Santa Elena para o resto do país e a única maneira é de ônibus e não recomendamos esta viagem.
Qual é a dificuldade deste roteiro?
O Monte Roraima não apresenta muitas dificuldades a não ser as distâncias e o tempo que ficamos na montanha dormindo em barracas. Apesar das barracas serem boas e termos boa comida e estrutura, quem não está acostumado a acampar vai sentir cansaço. É importante frisar que, sendo a maior dificuldade deste roteiro o total da caminhada e o tempo, é muito importante que você esteja bem fisicamente e não seja sedentário.
Qual é a experiência que eu preciso ter neste roteiro?
Para fazer o Monte Roraima não é necessário ter experiência prévia, porém já estando acostumado a realizar caminhadas e a acampar irá ajudar bastante. Sugerimos realizar outros trekkings, como trilha do Itupava, Pico dos Marins ou outros mais longos, como Travessia Baependi x Aiuruoca ou mais difíceis como a Serra Fina ou o Pico Paraná.
Que equipamentos preciso ter para realizar este roteiro?
Para fazer este roteiro você precisa ter bons equipamentos de trekking, tanto de vestuários, como botas impermeáveis, meias de cool max, calças de trekking, camisetas dry, roupas impermeáveis, como ter um bom saco de dormir e isolantes infláveis, que além de proteger do frio do chão na barraca, irá te proporcionar conforto durante a noite.
Importante se proteger bem das chuvas, por isso além das roupas impermeáveis, tenha contigo um poncho e não esqueça de guardar suas roupas em sacos estanque, pois o Roraima é muito úmido. Veja abaixo o Check list de equipamentos do Monte Roraima.
Lembrando que clientes da Soul Outdoor têm descontos especiais vitalícios na Loja AltaMontanha, a maior e mais especializada loja de equipamentos de montanha do Brasil.
:: CHECK LIST EQUIPAMENTOS MONTE RORAIMA
Posso alugar equipamentos para fazer este roteiro?
Não há lojas de aluguel de equipamentos para este roteiro. Porém os equipamentos deste roteiro são considerados básicos e não custam muito. Lembrando que clientes da Soul têm descontos especiais vitalícios na Loja AltaMontanha, a maior e mais especializada loja de equipamentos de montanha do Brasil.
Como é o clima no local deste roteiro?
O Monte Roraima está localizado em região equatorial, onde as temperaturas são elevadas o ano inteiro e há muitas chuvas constantes. Entretanto no Roraima há uma época que chove muito e outra que não para de chover. Como na Soul temos bastante experiência, não oferecemos roteiros na época de mais chuvosa, mas pode ter certeza que durante o roteiro você irá se molhar muito. Prepare-se!
Outro elemento marcante do clima do Roraima é a umidade, sempre constante e o sol forte, quando o tempo não está encoberto.
Entretanto há dois climas no roteiro, o clima da base da montanha, na Gran Sabana, que é muito quente e o clima do cume, que tem temperaturas mais baixas, orçando os 15 graus. Por isso, também leve blusa para o friozinho do cume, que com umidade, você sempre sente mais.
Quais temperaturas irei enfrentar na expedição?
Como há um grande diferente de altitude no Roteiro, espere temperaturas superiores a 30 graus em Boa Vista e em Santa Elena na Venezuela. Nos primeiros dois dias de trekking a temperatura é sempre superior a 25 graus, mas no cume ela é quase sempre inferior a 20, chegando até a 10 graus em noites mais frias. Note que este 10 graus tem uma sensação bem menor devido a umidade que é muito alta.
Que mochila preciso ter para fazer este roteiro?
Para fazer o trekking do Monte Roraima você precisa de uma mochila que tenha capacidade para levar suas roupas e saco de dormir. Equipamentos coletivos, como barracas e comidas, que são mais volumosos são levados pelos porteadores, que são os carregadores. Mochilas semi cargueira de cerca de 40 litros dão conta do recado.
Entretanto, se você desejar contratar um porter para carregar suas coisas pessoas, poderá ir com uma mochila de ataque ainda menor, com cerca de 20 litros. Saiba mais sobre os porters no item abaixo:
O que é um porter?
Porter é como são chamados os carregadores que no Monte Roraima são os índios Pemont que vivem na base da montanha. Contratamos porters para carregar barracas, comidas e equipamentos de cozinha coletivos. Entretanto você pode contratar um para carregar seus equipamentos pessoais e assim carregar menos peso ainda. Os porters podem carregar seu saco de dormir, isolantes térmicos, powerbanks e roupas que não serão usadas no dia de caminhada. Eles levarão seus equipamentos até o próximo acampamento. O valor diário de um porter é de R$150,00 por dia (preço de 2025). Lembrando que mesmo carregados os porters andam muito rápido e eles não caminham junto com a gente.
O que é um duffel bag? Para que precisa?
O duffel bag é uma bolsa marinheira. Caso você opte por levar seus equipamentos com carregadores, poderá levar uma bolsa dessa para despachar ela com os porters. Caso não tenha, poderá fazer o mesmo com sacos estaques.
Preciso levar barracas e equipamentos de cozinha para este roteiro?
Não, estes equipamentos estão incluídos no roteiro.
Como serão os pernoites neste roteiro?
Os pernoites serão em barracas de duas pessoas. No cume chama-se de “hotel” os locais de acampamento, porém não se enganem, estes hotéis são na verdade abrigos de sob pedras onde montamos nossas barracas. Lá há mais conforto, pois ficamos protegidos das chuvas, mas mesmo assim são locais de acampamento.
Como são os banheiros neste roteiro?
Nos locais de acampamento nós montamos barracas banheiro. Montamos um assento e fazemos nossas necessidades em saquinhos que são levados para fora da montanha, já que no Roraima o solo é muito raso e não há como enterrar os dejetos de tantos visitantes. O banheiro e os dejetos são levados embora pelos porters.
Tem energia elétrica neste roteiro?
Não, leve power banks de pelo menos 20.000Mw e placa solar para carrega-los.
Há como tomar banho na montanha?
Há como tomar banhos naturais nos fossos e rios que há pelo caminho. Lembre que no cume, a água é bem gelada. Leve apenas sabonete biodegradável, sabão normal é proibido.
Como é a comunicação no roteiro?
Apenas com telefonia via satélite e inreach, que é um comunicador por satélite que manda e recebe mensagens. Este comunicador, inclusive, permite o rastreamento por seus familiares.
Se eu estiver no meio da expedição e eu tiver que desistir, como faço?
Os custos de desistência terão que ser arcados por quem desistir. Por isso é importante estar preparado para o desafio. Se você tiver que ser resgatado, este custo também é seu, por isso é bom estar protegido com um seguro de resgates que cubram uso de helicóptero.
Que tipo de comida vocês servem na montanha?
Nós nos esforçamos a servir sempre boas refeições, levando alimentos frescos e saudáveis, o que é um desafio logístico enorme. Servimos comidas com carnes, verduras e legumes frescos, além de frutas e sobremesas. Todas as refeições são bem servidas e bem elaboradas.
Tenho restrições alimentares, o que eu faço?
Não há problemas, estamos acostumados a servir bem a todos, sempre adaptando as refeições às necessidades de nossos clientes. Entretanto é importante que você descreva suas restrições na ficha de inscrição.
Possuo alguns problemas de saúde, posso fazer este roteiro?
Depende de que problema de saúde você tem. É importante que você converse com seu médico antes de ir, para que ele te oriente e te dê o aval para submeter-se a um ambiente tão extremo. Lembre-se de nos enviar um atestado médico e ser claro sobre seu estado de saúde.
Preciso de seguro de resgate nesta montanha?
É sempre melhor! Um seguro de resgate é diferente de um seguro de viagens. Neste tipo de seguro você terá coberto os gastos da remoção em um lugar de difícil acesso difícil. Esta remoção poderá ser de acordo com os recursos disponíveis, que na melhor das hipóteses pode ser um helicóptero e na pior por terra através de maca com muita gente trabalhando e te carregando ou, se não for muito grave, você poderá ser carregado em uma mula, mas terá que cavalgar. Nas duas primeiras situações o custo é elevado e um seguro de viagem não cobre. Na terceira, não há custo, mas você precisa saber cavalgar. Converse com nossa equipe para que eles te indiquem qual é o melhor seguro de resgate a contratar no momento e saiba que, se você não tiver um seguro destes e tiver que ser resgatado, este resgate poderá custar até 20 mil dólares!
Qual é a diferença entre um seguro de resgate e um seguro de viagens?
Um seguro de resgate vai cobrir os gastos para te remover de um local de difícil acesso. Como local de difícil acesso entendemos como locais onde uma pessoa precisa ser transportada por mais de 3 horas numa maca para chegar em uma ambulância ou veículo de apoio, ou seja, esta remoção vai exigir o emprego de uma equipe de resgatistas, equipamentos especiais e paramédico, às vezes até mesmo helicóptero.
Este serviço fora do Brasil não é gratuito e é feito por particulares, por isso custa caro e seguros normais não cobrem. Entre em contato com nossa equipe para que eles te indiquem um seguro de resgate em montanha.
Já os seguros normais de viagens são aqueles que cobrem gastos com médico, hospitais, retorno para casa em caso de acidente e muitos também cobrem gastos com bagagem extraviada, etc. Muita gente usa o seguro de viagem que são oferecidos pelas empresas de cartão de crédito. Ter seguro de viagem e seguro de resgate te deixa super protegido em expedições de trekking e montanhismo e ambas são recomendadas.
Posso levar crianças para este roteiro?
Como no Roraima são muitos dias de trekking e caminhadas longas, não é bom levar crianças, sendo que a idade mínima para este roteiro é 13 anos.
Qual é a idade limite para este roteiro?
Você pode ir para o Monte Roraima até com idade avançada. Já levamos pessoas com 70 anos, mas claro, pessoas preparadas que treinam e têm acompanhamento médico periódico.
Quanto mais terei de custos extras?
Como em nossas expedições temos muitos serviços inclusos, você não precisará ter muitos gastos a mais. Sugiro que leia com atenção os itens que estão incluídos em nosso pacote. Em geral, os gastos extras são de restaurantes nas cidades bases de nossos roteiros, aluguel de equipamentos e compras pessoais. Também sugerimos gorjetas aos guias e cozinheiros. Veja na aba “investimento” no descritivo do roteiro os valores atualizados médios dos custos extras desta expedição.
Qual é o diferencial da Soul Outdoor?
Nós da Soul Outdoor vivemos do montanhismo e para o montanhismo. Trabalhamos com montanhismo porque subir montanhas é o que mais gostamos de fazer. Temos prazer em levar pessoas que gostam de montanha para sentir o que sentimos e quando estamos de férias, estamos escalando outras montanhas também.
Passamos o ano todo viajando o mundo guiando e escalando e quando voltamos as montanhas onde trabalhamos, já estamos com saudades, nunca enjoamos dos roteiros que oferecemos, pois não somos pessoas que repetem as mesmas montanhas de maneira massiva e monótona.
Todos nossos guias são pessoas que amam o que fazem, pessoas que se destacam no meio, produzem conteúdo e fazem trabalhos voluntários nas montanhas, fortalecendo nosso meio e nossa cultura.
Venha experimentar a escalada de uma montanha com a gente!