
CAMINHO DO ITUPAVA + TREM E MORRETES
Neste roteiro reunimos dois passeios clássicos da Serra do Mar paranaense em um final de semana de muita aventura, percorrendo o caminho do Itupava, entre as cidades de Quatro Barras, no planalto curitibano e Morretes, na baixada litorânea.
Histórico e colonial, o Caminho do Itupava é a trilha mais antiga do estado, com mais de três séculos de uso como rota comercial entre o litoral e a cidade de Curitiba, feita por índios e calçada pelos escravos, sendo usada como uma rota comercial por mais de três séculos, esta histórica trilha atraí aventureiros de todas partes do mundo por conta da suas belezas cênicas.
Nesta tradicional trilha do Paraná que é considerada uma travessia fácil, cruzamos toda a sua extensão por trilha, debaixo de vegetação nativa da Floresta Atlântica Brasileira e suas inúmeras belezas naturais, margeando e cruzando rios, montanhas, cachoeiras, ruínas históricas e o trilho de trem do trecho Paranágua x Curitiba, atual rota comercial entre o litoral e o planalto Curitibano.
Também podemos avistar todo o complexo Marumbi a partir do Santuário do Cadeado
Passeio de Trem na Serra do Mar
O passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense é repleto de belezas naturais e está entre os mais bonitos do Brasil, durando cerca de 4 horas e passando em frente ao Pico do Marumbi, Cachoeira Véu de Noiva, Caminho do Itupava e Garganta do Diabo.
Sendo considerada uma obra prima da engenharia na época de 1873, ela até os dias de hoje é usada comercialmente e nunca perde o seu charme.
Sobre Morretes:
Morretes é uma charmosa cidade do Paraná rodeada de montanhas e repleto de belezas naturais, históricas e seus sabores inconfundíveis.
Fundada em 1733 por Jesuítas, Morretes possuí diversos casarões conservados e tombados que foram transformados em museus e espaços culturais e em seu entorno oferece uma rica área natural com mata atlântica preservada e com muitas opções de atividades de aventura, por exemplo o Pico do Marumbi, que é um marco para o Montanhismo Nacional
Por que fazer o caminho do Itupava com
a Soul Outdoor?
Nós da Soul Outdoor somos locais na Serra do Mar Paranaense e mais do que isso: somos apaixonados por suas montanhas. Queremos compartilhar um pouquinho de nossa experiência com vocês. Para isso, contamos com profissionais qualificados que conhecem cada cantinho da Serra do Mar e terão o maior prazer em mostrar os encantos desta cadeia montanhosa com suas interessantes histórias.
Não podemos deixar de dizer que desenvolvemos nosso trabalho seguindo as regras de mínimo impacto ambiental para preservar as montanhas que tanto amamos. Fazemos a coleta de todos os resíduos que geramos na montanha e só utilizamos trilhas e acampamentos já consolidados.
Além do trabalho de guia durante esse trekking você terá todo o suporte antes da aventura. Nossa equipe está a postos para auxiliar nos preparativos, inclusive tirando dúvidas sobre os equipamentos. E ao fazer esse roteiro com a Soul Outdoor você também ganha descontos na Loja Alta Montanha, que é nossa parceira.
Como funciona o caminho do itupava?
Combinamos de nos encontraremos em algum ponto da cidade base Curitiba bem cedo e partimos rumo a Quatro Barras, que é uma das cidades da região metropolitana de Curitiba,
A trilha pode ser feita em uma média entre 8 até 12 horas, dependendo do ritmo do montanhista, com desnível positivo de aproximadamente 350m, desnível negativo de 1200m e uma dificuldade técnica baixa.
Iniciamos está trilha no Parque Estadual Serra da Baitaca na cidade de Quatro Barras e finalizamos no Parque Estadual Pico do Marumbi na cidade de Morretes e após o trekking teremos a oportunidade de provar e se deliciar com as iguarias do litoral paranaense, Barreado, Bala de Banana, Sorvete de Banana, Cachaça de Banana, Pastel de Camarão, etc
.
Para quem é o Caminho do Itupava?
Recomendamos este roteiro para pessoas que já possuem alguma experiência prévia, sendo um ótimo treino para desafios e montanhas maiores e mais difíceis, como por exemplo, Cerro Plata, Monte Roraima, Curso de Alta Montanha na Bolívia.
Apesar desta trilha não ser técnica, ela possuí diversas partes com pedras lisas e escorregadias, demandando maior atenção e bastões de caminhada para os participantes.







.jpg)


REQUISITOS

DIFICULDADE DO
TREKKING

EXPERIÊNCIA

PREPARAÇÃO
CARDIOVASCULAR

DIFICULDADE
TÉCNICA





