
kilimanjaro
KILIMANJARO:
o vulcão mais alto
da África (5895 m)
O Kilimanjaro é um enorme vulcão formado por uma separação de placas abortadas do leste africano. Trata-se de uma montanha isolada, que emerge das planícies cobertas por savanas tropicais e seu cume gelado quase toca os 6 mil metros, em uma das maiores proeminências topográficas do planeta.
Esta viagem ao Kilimanjaro não é somente uma viagem de aventura, mas também um tour cultural que pode ser complementado com um tradicional safari para avistamento da vida selvagem em um dos melhores locais do mundo para esta atividade, a Tanzânia.
Mais do que isso, o Kilimanjaro é uma interessante montanha para se iniciar no montanhismo de altitude, uma vez que a despeito de seu tamanho impressionante, ela impõe pouca dificuldade técnica. Há boa estrutura e, por conta da proximidade da linha do Equador, se utilizam menos equipamentos de alta montanha do que em outras montanhas de altitude semelhante, sendo um local perfeito para quem já realiza trekking e montanhismo no Brasil encarar sua primeira montanha de altitude.
Por que ir ao Kilimanjaro
com a Soul outdoor?
A Soul Montanhismo se orgulha por montar roteiros cujo foco principal é oferecer uma boa experiência a seus clientes. Pedro Hauck e Maria Tereza Ulbrich, os fundadores da empresa, cuidarão pessoalmente para que você possa desafiar seus limites, cuidando da sua saúde e te dando todo o suporte necessário.
Por conta disso, prezamos por turmas menores, boa comida e um acompanhamento personalizado desde o começo. Auxiliando você ainda no Brasil a adquirir seus equipamentos com desconto exclusivo na Loja AltaMontanha e também na Tanzânia te acompanhando em todas as etapas.
Como funciona uma
expedição ao Kilimanjaro?
A cidade base de nossa expedição na Tanzânia será Moshi, uma cidade de tamanho médio que oferece todas as facilidades que precisamos para escalar a montanha. Te buscaremos no aeroporto internacional Kilimanjaro (sigla IATA JRO) e levaremos a nosso hotel onde realizaremos uma confraternização de boas-vindas.
Teremos um dia apenas para preparação de nossos equipamentos e na sequência iremos de ônibus até a entrada do Parque Nacional de Kilimanjaro. A rota que escolhemos é a Machame devido sua facilidade em aclimatação e boas vistas.
No primeiro dia iremos percorrer uma floresta equatorial com árvores de grande porte, até chegarmos no acampamento Machame, no limite da vegetação. No total serão 6 acampamentos na montanha em 7 dias de trekking e ascensões, uma experiência muito linda de montanhismo em meio da natureza africana. Em nossa logística você precisa apenas levar uma mochila com alguns pertences pessoais. Seus equipamentos mais pesados serão carregados pelos porters. Eles também irão montar os acampamentos e as barracas/refeitório, sendo assim, você não precisará se preocupar com alimentação, pois está tudo incluído.
Para quem é a escalada
do Kilimanjaro?
O Kilimanjaro é uma montanha para iniciantes em alta montanha, porém requer preparo físico e muita disposição para caminhar todos os dias e pernoitar em barracas. Não há limite de idade, desde que você seja saudável e não seja sedentário.






REQUISITOS

DIFICULDADE DO
TREKKING

EXPERIÊNCIA EM
ALTITUDE

PREPARAÇÃO
CARDIOVASCULAR

DIFICULDADE
TÉCNICA
Confira abaixo nosso roteiro:
Nível da Expedição: Médio
Duração: 11 dias
Ponto de encontro inicial: Moshi, Tanzânia.
-
Dia 01 | Chegada em Moshi (1360m)
A cidade de Moshi é o ponto de partida de nossa expedição. Ela é uma cidade de tamanho médio e apresenta boa estrutura. Te receberemos no aeroporto e você será levado ao Hotel. A noite realizaremos um jantar de boas-vindas.
Incluso: Transfer aeroporto, noite em hotel e jantar de boas-vindas
Dia 02 | Preparação e logística (1360m)
Após o café da manhã iremos checar seus equipamentos. Recomendamos que traga tudo do Brasil, em nosso país temos bons equipamentos para o Kilimanjaro uma vez que aquilo que utilizamos em nossas montanhas também serve para o Kilimanjaro.
E na Tanzânia não há equipamentos de qualidade e bom preço. Entretanto se você esqueceu alguma coisa, não se preocupe, poderemos te ajudar a encontrar ou alugar.
Incluso: Café da manhã e noite em pousada
Dia 03 | Acampamento Machame (3000m)
Precisaremos acordar bem cedo neste dia. Levaremos cerca de duas horas para percorrer 85km e chegar até o Portão Machame, no Parque Nacional do Kilimanjaro, localizado a 1820 metros de altitude. Após apresentarmos as permissões e finalizarmos os trâmites burocráticos, começamos nossa caminhada por uma densa floresta equatorial com árvores de mais de 40 metros de altura. Ao ponto que vamos ganhando altura, esta vegetação vai rareando até que no acampamento Machame, localizado a 3000 metros de altitude, ela se torna em arbustos. Este dia não será fácil, teremos uma subida superior a mil metros e percorremos 10 km. No entanto, a altitude ainda é baixa e a trilha não apresenta maiores dificuldades.
Distância: 10km | Elevação: 1180m
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e noite em barraca
Dia 04 | Acampamento Shira (3880m)
Após um café da manhã reforçado, retomamos a marcha em direção ao segundo acampamento, Shira. Neste dia vemos a então densa vegetação praticamente desaparecer e poderemos observar os Páramos africanos e as Lobélias, como são chamadas os Dendrosenecio kilimanjari, uma planta da família das asteráceas, que compõem uma paisagem de mundo perdido. Shira fica em um platô descampado com vista privilegiada para o belo vulcão africano.
Distância: 4,8 km | Elevação: 880m
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e noite em barraca
Dia 05 | Acampamento Barranco (3970m)
O dia começa com uma subida suave, mas contínua, que nos levará até a localidade de Lava Tower, que como o nome diz é uma chaminé secundária e não ativa que derivou do edifício vulcânico principal do Kilimanjaro. Iremos fazer uma pausa para almoço em Lava Tower e os mais dispostos poderão escalar seu pequeno cume que atinge a altitude de 4670 metros. Após o descanso voltaremos a caminhar, perdendo quase a mesma altitude que ganhamos antes do almoço para pernoitar no acampamento Barranco, que fica quase na mesma altitude de Shira, tocando os 4 mil metros. Essa ascensão com descenso será fundamental para aprimorarmos nossa aclimatação.
Distância: 10 km | Elevação: 720m de subida e 630m de descida
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e noite em barraca
Dia 06 | Acampamento Karanga (4030m)
Este dia começa com o desafio de subir a encosta íngreme de Barranco. Esta subida apresenta alguns trechos de trepa pedra e requer atenção e paciência. Nossos guias te auxiliarão em toda a subida, que tem 230 metros de altura. Após este desafio, a trilha costeia o Kilimanjaro sem ganhar ou perder muita altura, seguindo a curva de nível e perdendo um pouco de altura no final, já quase em Karanga, que é uma grande plataforma plana bastante confortável para acampar.
Distância: 4,6 km | Elevação: 230m (subida) e 170 (descida)
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e noite em barraca
Dia 07 | Acampamento Barafu (4624 m)
Este dia pode ser considerado um descanso ativo, pois é o dia com menos caminhada dentro de nosso itinerário. Com isso, poderemos chegar cedo ao acampamento, descansar e nos preparar para o grande objetivo, que é chegar no cume da montanha mais alta do continente africano.
Distância: 3,5 km | Elevação: 600m
Incluído: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e noite em barraca
Dia 08 | Ataque ao Cume (5895m) - Acampamento Mweka
O dia vai começar ainda de madrugada, por volta da meia noite. Vamos lentamente, ou melhor, “pole pole” ganhando altura pelas ladeiras do grande vulcão. Será o dia mais frio, mais longo e mais difícil até então, mas valerá muito a pena. Chegaremos no Stella Point ao amanhecer quando atingimos a borda da cratera e assistiremos o espetáculo do sol surgir no horizonte. O cume estará próximo, e 30 ou 40 minutos depois estamos galgando o topo da África, um dos 7 cumes. Após esta conquista pessoal e coletiva, iniciaremos a descida. Vamos descansar, nos alimentar no acampamento e prosseguir a descida até o acampamento Mweka. São quatro quilômetros de descida com muito mais oxigênio e vegetação, onde poderemos ter uma merecida noite de descanso.
Distância: 12,7 km (ida e volta do cume e descida até Mweka) | Elevação: 1200m de subida e 2100 de descida
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e noite em barraca
Dia 09 | Descida e retorno a Moshi (1360m)
No último trecho antes de regressarmos à civilização, teremos um dia de caminhada com bastante descida. Aguente firme! Nosso ônibus estará te esperando no Portão Mwenka e assim que chegarmos voltaremos ao hotel em Moshi para comemorar!
Distância: 12 km | Elevação: 2200m de descida
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha e noite em hotel
Dia 10 | Dia de Descanso ou Tribo Massai com Piscina natural
Após tantos dias de atividades intensas teremos um dia para relaxar, descansar e conhecer um pouco mais da cultura africana. Nesse dia iremos visitar uma tribo Massai e relaxar em uma deliciosa piscina natural.
Incluso: Café da manhã, transporte, entradas e taxas dos passeios.
Dia 11 | Retorno ou extensão para Safari
Hoje é o dia reservado para você retornar para casa, contudo a maioria das pessoas aproveita esse dia para fazer um safari ou conhecer Zanzibar. Afinal, você está na África e não vai perder esta oportunidade, não é? Verifique as opções de safari/Zanzibar e tire suas dúvidas com nossa equipe, assim podemos atender sua demanda de tempo e planejamento financeiro.
Incluso: Café da manhã, transfer aeroporto
Lembre-se:
* O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.
O investimento total da expedição é de USD 4.200 (desconto especial)
Para pagamento parcelado no cartão de crédito: 5.040
*Consulte a nossa política de cancelamento.
O que está incluso:
2 noites de hotel em Moshi;
3 Clientes por guias;
Transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa;
Água, chás e café nos acampamentos;
Presença do guia brasileiro Pedro Hauck;
Auxílio no aluguel de equipamentos;
Transporte até a montanha, ida e volta;
Transporte todo o equipamento coletivo da expedição;
Barracas em todos os acampamentos (2 pessoas por barraca);
Barraca-refeitório e barracas para altitude;
Refeições na montanha;
Fogareiros, gás e todo o material de cozinha;
Carregadores (até 15kg);
Desconto e auxílio na aquisição de equipamentos novos na Loja Alta Montanha.
O que NÃO está Incluso:
Equipamentos pessoais de montanha;
Voo do Brasil para Tanzânia (Aeroporto JRO);
Visto na Tanzânia;
Devolução de dinheiro em caso de abandono;
Seguro de Viagem (Covid) + Seguro Resgate;
Carregadores de equipamento pessoal;
Almoços e jantares em Moshi;
Reembolso em caso de perda de equipamento por roubo ou fenômenos climáticos;
Custos de excesso de peso para cargas com mais de 20kg.
Outros gastos:
USD 150 » Custo médio com refeições em Moshi
USD 1900 » Custo médio de voo desde o Brasil
USD 50 » Visto de entrada na Tanzânia
USD 300 » Gorjetas
USD 200 » Gastos diversos
Sempre que pensamos na África lembramos das grandes Savanas e dos animais que habitam esse continente. Se você é daqueles que não quer voltar do velho continente sem conhecer a fauna do local, separamos um roteiro de Safari pelos parques mais populares do Norte da Tanzânia. Nele você irá visitar locais como o Serengeti a cratera de Ngorongoro e o rio Tarangire.
DIA 01 | DESLOCAMENTO ATÉ TARANGIRE NATIONAL PARK
O Parque Nacional de Tarangire é um dos mais famosos da Tanzânia. O local é conhecido pelos avistamentos das grandes manadas de elefantes e também a observação da folha com os belíssimos baobás, que são árvores que decoram toda a paisagem por lá.
Incluso: transporte, noite em hotel, alimentação.
DIA 02 | SERENGETI Tiraremos o dia para passear e conhecer o Parque Nacional do Serengeti, um patrimônio mundial, na qual uma grande concentração de animais vagueiam livremente. A noite dormiremos em um acampamento selvagem estilo Glamping.
Incluso: transporte, noite em acampamento Glamping, alimentação.
DIA 03 | SERENGETE + DESLOCAMENTO PARA NGORONGORO
Aproveitaremos mais um dia nessa grande planicíe selvagem do Serengeti. Ao final do dia nos deslocaremos para a cratera Ngorongoro
Incluso: transporte, noite em acampamento Glamping, alimentação.
DIA 04 | CRATERA NGORONGORO - MOSHI
Esta será uma manhã de passeio dentro da cratera Ngorongoro, um local incrível para observar desde o rinoceronte negro, leões, flamingos coloridos além de antílopes, hienas e leopardos. Na parte da tarde iniciaremos nosso retorno para Moshi.
DIA 05 | RETORNO AO BRASIL OU EXTENSÃO ZANZIBAR
Hoje é o dia reservado para você retornar para casa.
INVESTIMENTO
O investimento para o Safari é de USD 2600 para 5 dias a mais de roteiro.
Para pagamento a prazo o valor é de USD 3.120.
Uma opção interessante pós escalada do Kilimanjaro é conhecer a paradisíaca ilha de Zanzibar cercada por águas cristalinas e cheia de atrativos naturais e culturais. Além disso o local é famoso por ser a terra natal de Freddie Mercury, vocalista da banda Queen.
Você pode ir para Zanzibar de avião a partir de Moshi em um voo a parte. (CÓDIGO IATA ZNZ). Recomendamos comprar um voo de ida e volta que no retorno chegue no aeroporto Kilimanjaro com antecedência necessária para pegar seu voo de retorno ao Brasil.
Por ser um roteiro urbano e de praia, não há necessidade de um guia como no Kilimanjaro, mas podemos organizar uma viagem para você com o roteiro abaixo realizado através de um parceiro local.
DIA 01 | SPICE TOUR
Começaremos nosso dia com um delicioso tour por uma fazenda de especiarias. Logo após navegaremos em um veleiro tradicional até a Ilha Prisional. O local funcionava como uma prisão até 1860, no entanto agora é o lar de tartarugas gigantes.
DIA 02 | CIDADE DE PEDRA
Tiraremos o dia para aproveitar a praia e visitar o centro histórico, a Cidade de Pedra, local onde nasce Freddie Mercury.
DIA 03 | ÚLTIMO DIA & RETORNO AO BRASIL
Aproveitaremos a manhã para passear pela cidade de Pedra, é o momento para comprar lembrancinhas e, após o almoço (não incluso), levaremos você para o aeroporto.
INVESTIMENTO
O investimento para o é de USD 800.
Para pagamento parcelado no cartão de crédito: USD960.
Incluso: Transporte do aeroporto, 2 noites em hotel com café da manhã.
Entradas e permissões e alimentação.
Não incluso: Voo até Zanzibar e o almoço no último dia.
Que dia tenho que chegar e sair no roteiro?
Todos os dias, primeiro e último dos roteiros da Soul são dedicados à chegada e saída. Ou seja, calcule o tempo que você demora para chegar no destino. Em voos longos, às vezes, você precisa sair um dia antes para chegar no dia combinado. Fique atento na duração de seus voos e no horário de chegada, pois voos para o Tanzânia são longos e na ida o fuso horário pesa a nosso desfavor, fazendo com que a gente chegue em Moshi dois dias depois de sair do Brasil.
Quero chegar antes no roteiro, posso?
O Kilimanjaro é um roteiro que abre muitas oportunidades de extensões. Se você quiser chegar antes, não há problemas, porém verifique se não é antes da chegada de nossos guias. É comum em uma viagem longa como essa, queríamos aproveitar ao máximo e de fato recomendamos isso, até porque, no caminho para a Tanzânia precisamos parar em outro país e recomendamos que faça um stoppover de um ou dois dias em Doha ou Dubai, por exemplo. Entretanto, se desejar conhecer mais o Tanzânia, recomendamos que o faça depois do cume, quando já temos organizado um safári que você está convidado a participar, assim nosso guia poderá te dar dicas do que fazer a mais pela Tanzânia e você não estará cansado para o prato principal, que é nosso trekking!
Posso fazer outros passeios antes ou após os roteiros da Soul?
Como respondemos à pergunta anterior, em quase todos os roteiros da Soul chegamos e saímos em locais interessantes onde há outros passeios turísticos, naturais ou culturais para se fazer. Em muitos roteiros já oferecemos extensões e se juntamos mais pessoas de nossos grupos, conseguimos fazer os passeios mais baratos. No Kilimanjaro já é tradicional organizarmos todos os anos um Safari com o que há de melhor da Tanzânia em 4 dias. Com isso, fazendo Kili + Safari, daria um roteiro de duas semanas super completo. Entretanto, se você quiser aproveitar mais, poderá ir a Zanzibar, onde ficam praias super paradisíacas. Não há muito segredo sobre como ir a Zanzibar, mas nossos guias conhecem e podem te ajudar para que você vá gastando menos.
No roteiro está incluído voo?
Não. O voo é por sua conta. Porém, podemos te ajudar a comprar um voo a partir do aeroporto mais perto de você.
Para qual aeroporto devo voar?
Você deve voar para o aeroporto de Kilimanjaro (Código IATA: JRO). Geralmente saindo do Brasil as principais rotas são: São Paulo x Doha x Kilimanjaro, pela Qatar Airways e São Paulo x Dar es Salaam x Kilimanjaro, pela Ethiopian. Também há opção pela Turkish passando por Istambul.
Fazer stoppover é mais fácil via Oriente Médio, pois a Etiópia exige visto para brasileiros. Se tiver oportunidade, pare para conhecer Doha ou Istambul.
Que documentos eu preciso para ir à Tanzanial?
Para ir à Tanzânia você precisará de um passaporte válido, certificado internacional de vacina de febre amarela e certificado de vacina de COVID. Caso não tenha se vacinado contra COVID, terá que fazer um teste em menos de 72 horas da entrada no Nepal. Veja no link abaixo como fazer o Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia
Para obter seu certificado de vacinação de COVID, você precisa obter através do APP Meu SUS.
Preciso de visto para ir à Tanzânia?
Sim. Porém o visto para a Tanzânia se obtém na chegada do aeroporto internacional de Kilimanjaro. Para fazer o visto, você precisará preencher um formulário, levar até a migração e pagar a taxa de visto, que para 1 mês é de 50USD, pago em espécie.
Como funciona o transfer na chegada no aeroporto?
Teremos um guia ou um taxista te esperando no desembarque no aeroporto. Ele estará com uma plaquinha com seu nome ou com a logo da Soul. Antes de você viajar, vamos conferir seu voo para termos a certeza do dia e horário da chegada para estarmos te esperando.
Quando eu for para a montanha, há algum lugar para eu deixar parte das minhas bagagens?
Sim, você poderá deixar uma mala com roupas urbanas e coisas que você não precisa num depósito no hotel.
Qual é a experiência que eu preciso ter para fazer o KILIMANJARO
Para fazer o trekking do KILIMANJARO é preciso que você tenha experiência em realizar trekkings e caminhadas no Brasil. Este é um roteiro recomendado para iniciantes em altitude.
Qual é a dificuldade da escalada do KILIMANJARO?
A escalada do KILIMANJARO requer uma caminhada longa. São 7 dias de caminhadas e essa é a maior dificuldade junto com a altitude. Entretanto, as distâncias são resolvidas com a estrutura que oferecemos. Montamos bons acampamentos com barracas refeitório com mesas e cadeiras e boa comida. A altitude é solucionada com nosso plano de aclimatação, que trataremos melhor abaixo.
Como é o clima no KILIMANJARO?
A temporada do KILIMANJARO é entre junho e setembro, que são os meses de estiagem na Tanzânia. Fazer este roteiro em outros meses é muito ruim, pois o Kilimanjaro é uma montanha que fica em um clima equatorial e chove muito. Chover na montanha pode resultar em neve e frio, sem falar que com a neblina você sequer consegue enxergar a montanha. Nós da Soul preferimos ir no final da temporada, quando a montanha tem menos gente, para que possamos ter uma experiência melhor.
Quais são as temperaturas que irei enfrentar no Kilimanjaro?
No Kilimanjaro espere enfrentar temperaturas diárias mais quentes. Às vezes pode fazer até 20 graus quando faz sol. Porém de noite sempre fará frio, próximo a 5 graus ou temperaturas levemente negativas. Neste sentido, durante toda a caminhada, o clima se assemelha ao clima das montanhas da Serra da Mantiqueira no inverno. A exceção é no ataque ao cume. No cume do Kilimanjaro espere pegar temperatura de até -10 de noite e as vezes até mesmo nevascas.
Que mochila preciso ter para a expedição ao KILIMANJARO?
No trekking você precisará apenas de uma mochila de ataque de cerca de 30 litros. Nesta mochila você carregará seus itens pessoais de uso diário, como uma jaqueta, protetor solar, documentos, água e lanche. Os demais equipamentos, como sacos de dormir e roupas serão transportados pelos porters em duffel bags.
Preciso levar barracas e equipamentos de cozinha para o KILIMANJARO?
Não, apenas seus equipamentos pessoais. Nós cuidaremos da alimentação para você.
Qual é a diferença do a rota Machame para as demais?
Há muitas rotas para escalar o Kilimanjaro, entretanto escolhemos a Machame por sua questão logística. Na Machame fazemos uma subida gradual e isso ajuda na aclimatação. Há rotas, como a Coca Cola (Mwecka), por onde descemos, que é bem mais direta, porém não dá tempo para a gente fazer aclimatação.
Como funciona a questão dos porters no KILIMANJARO?
Os porters são os carregadores no KILIMANJARO. Eles irão carregar seu duffel bag com suas roupas, itens de higiene pessoal e saco de dormir. Todo dia pela manhã você irá montar seu duffel com tudo aquilo que não precisará usar na trilha e os porters irão carregar para você para que você recupere no fim do dia no próximo acampamento. Você tem direito a carregar até 15 kg com os porters.
Quais equipamentos preciso para fazer o KILIMANJARO?
Para o KILIMANJARO é necessário ter bons equipamentos normais de trekking. Todos estes equipamentos podem ser aproveitados de nossos trekkings que realizamos no Brasil, como botas de trekking (usados na aproximação), calça de trekking, bastões de caminhada, roupas de segunda pele, gorro, mochila, saco de dormir, lanterna de cabeça, meias de trekking e até mesmo roupas impermeáveis (na dependência de qual você tem). O ideal é que sejam equipamentos de qualidade, que aguentem o rigor da trilha.
Sugiro que assista ao vídeo abaixo sobre os equipamentos do Kilimanjaro:
:: CHECK LIST EQUIPAMENTOS KILIMANJARO
Posso alugar equipamentos na Tanzânia?
Sim. Porém os equipamentos na Tanzânia são ruins, muito surrados e de má qualidade, sem falar que o valor do aluguel custa cerca de 50% do valor de comprar um equipamento novo no Brasil.
Como no Kilimanjaro praticamente tudo o que você usar lá irá usar no Brasil, recomendo que tenha seus próprios equipamentos.
Como é a comunicação no KILIMANJARO?
No KILIMANJARO funciona sinal de celular 4G em muitos pontos na trilha e por isso podemos manter comunicação com nossa casa sem muitos problemas.
Tem energia elétrica na montanha?
Não há, por isso recomendamos que você leve um power bank de 20.000Mh e uma placa solar de 15W para carregar seus eletrônicos.
Posso tomar banho no KILIMANJARO?
Não. Nos acampamentos não há agua próxima e por isso não podemos usar este escasso recurso com banho. Entretanto o Kilimanjaro é uma escalada relativamente rápida e não fará falta. Use lenços umedecidos.
Há banheiros no KILIMANJARO?
Sim. Montamos nossos próprios banheiros para termos melhor higiene.
Tenho restrições alimentares, o que eu faço?
Não há problemas, estamos acostumados a servir bem a todos, sempre adaptando as refeições às necessidades de nossos clientes. Entretanto é importante que você descreva suas restrições na ficha de inscrição.
Quais as opções de comidas que teremos no trekking?
Teremos várias opções de comidas, com muito alimento fresco, batatas, legumes, verduras e carnes servidos com arroz, macacão, chás, biscoitos e café.
Possuo alguns problemas de saúde, posso fazer o KILIMANJARO?
Depende de que problema de saúde você tem. Realizar um trekking longo como o KILIMANJARO requer um esforço físico muito grande. É importante que você converse com seu médico antes de ir, para que ele te oriente e te dê o aval para submeter-se a um ambiente tão extremo. Lembre-se de nos enviar um atestado médico e ser claro sobre seu estado de saúde.
Preciso de seguro de resgate nesta montanha?
É sempre melhor! Um seguro de resgate é diferente de um seguro de viagens. Neste tipo de seguro você terá coberto os gastos da remoção em um lugar de difícil acesso difícil. Esta remoção poderá ser de acordo com os recursos disponíveis, que na melhor das hipóteses pode ser um helicóptero e na pior por terra através de maca com muita gente trabalhando e te carregando. Em ambas situações o custo é elevado e um seguro de viagem não cobre. Converse com nossa equipe para que eles te indiquem qual é o melhor seguro de resgate a contratar no momento e saiba que, se você não tiver um seguro destes e tiver que ser resgatado, este resgate poderá custar até 20 mil dólares!
Qual é a diferença entre um seguro de resgate e um seguro de viagens?
Um seguro de resgate vai cobrir os gastos para te remover de um local de difícil acesso. Como local de difícil acesso entendemos como locais onde uma pessoa precisa ser transportada por mais de 3 horas numa maca para chegar em uma ambulância ou veículo de apoio, ou seja, esta remoção vai exigir o emprego de uma equipe de resgatistas, equipamentos especiais e paramédico, às vezes até mesmo helicóptero.
Este serviço fora do Brasil não é gratuito e é feito por particulares, por isso custa caro e seguros normais não cobrem. Entre em contato com nossa equipe para que eles te indiquem um seguro de resgate em montanha.
Já os seguros normais de viagens são aqueles que cobrem gastos com médico, hospitais, retorno para casa em caso de acidente e muitos também cobrem gastos com bagagem extraviada, etc. Muita gente usa o seguro de viagem que são oferecidos pelas empresas de cartão de crédito. Ter seguro de viagem e seguro de resgate te deixa super protegido em expedições de trekking e montanhismo e ambas são recomendadas.
Como é feita a aclimatação na expedição?
Em nossos roteiros planejamos o dia a dia respeitando os limites do corpo para realizar uma aclimatação progressiva. Todos os dias medimos sua saturação e avaliamos os sintomas do mal de altitude, para que ninguém fique gravemente acometido do mal agudo de montanha. Evidentemente que aclimatar é um processo individual e há sempre pessoas que sofrem mais ou menos e nosso acompanhamento diário evita que, se você é das pessoas que têm dificuldade em aclimatar, sofra algo grave.
O que são remédios da classe dos Benz0diazepín1cos? Por que eles não podem ser tomados em altitude?
Os Benz0diazepín1cos são remédios usados para tratar ansiedade, depressão e alguns até para dormir ou relaxar a musculatura (os mais famosos são o V@l1um, Riv0tr1l - Cl0nazep@m, Z0lp1dem). Eles funcionam deprimindo seu sistema respiratório, o que é perigoso em altitudes elevadas, pois eles impedem e até pioram sua aclimatação. Quem toma este tipo de remédio precisa falar com seu médico com antecedência para que, nos dias da expedição, o uso deles seja suspenso. Isso é muito importante, pois sem aclimatar, você não irá conseguir fazer cume, ou irá passar muito mal, tendo enjoos, vômitos, dores de cabeça e até ter edemas cerebrais e pulmonar que levam a morte.
Que outros medicamentos não posso usar em altitude?
Além dos Benz0diazepín1cos, você não pode usar relaxantes musculares (usados para dor muscular) e vasoconstritores (usados contra sintomas de resfriado).
Vocês recomendam o uso de D1am0x?
A Acet@z0lam1da, que é o nome não comercial do D1am0x, é um dos poucos fármacos que tem em sua bula recomendações de uso em altitude. Através de pesquisas e observações científicas comprovou sua eficácia em melhorar a saturação de pacientes acometidos do mal agudo de montanha. Na bula deste medicamento recomenda-se o uso profilático, dois dias antes de chegar na altitude, tomar 125mg dele a cada 12 horas e continuar tomando a mesma dose até o término da expedição.
Seguindo as recomendações à risca, pudemos perceber que os clientes que passaram a tomar este farmaco tiveram uma aclimatação melhor e menos sofrida e desta forma recomendamos seu uso, mas não obrigamos.
Como realizamos uma avaliação diária de nossos clientes, controlamos também a quantidade de água ingerida pelos mesmos, que é fator determinante para que a estratégia de uso deste medicamento seja positiva. Quem usa este medicamento precisa estar sempre bem hidratado.
Se você optar pelo uso de D1am0x, por favor não esqueça de indicar em sua ficha de inscrição todos os remédios que toma, pois como qualquer fármaco, ele não pode ser misturado com certos tipos de medicamentos.
Posso levar crianças para o KILIMANJARO?
Embora já tenha tido casos de crianças com cerca de 10 anos fazendo o trekking do KILIMANJARO, não recomendamos que leve crianças pequenas, pois o risco é muito grande. O esforço físico já é muito grande para adultos e será ainda maior para crianças. Há uma recomendação da UIAA que não se leve crianças com menos de 8 anos para a altitude.
Qual é a idade limite para fazer o trekking do KILIMANJARO?
Você pode escalar o KILIMANJARO até com idade avançada. Já levamos pessoas com 70 anos, mas claro, pessoas preparadas que treinam e tem acompanhamento médico periódico.
Que tipo de hotel ficamos em Moshi?
Em Moshi ficamos em hotel 3 estrelas com piscina, restaurante e bar. De certa forma este hotel concentra todos os serviços que precisamos.
Posso ficar em quarto individual em Moshi?
Sim. Se acontecer de tivermos um número ímpar de participantes, a Soul arcará os custos de quartos individuais. Lembrando que não deixamos pessoas desconhecidas de sexos opostos no mesmo quarto também. Entretanto, se você não quiser dividir quarto, podemos oferecer quarto individual com custo extra. Entre em contato com nossa equipe para saber o valor.
Quanto mais terei de custos extras?
Como em nossas expedições temos muitos serviços inclusos, você não precisará ter muitos gastos a mais. Sugiro que leia com atenção os itens que estão incluídos em nosso pacote. Em geral, os gastos extras são de restaurantes nas cidades bases de nossos roteiros, aluguel de equipamentos e compras pessoais. Em Moshi há artesanatos e artes belíssimos e com bom preço, é difícil se segurar.
Lembre-se que no Tanzania você precisa dar a gorjeta aos guias e porters locais.
Veja na aba “investimento” no descritivo do roteiro os valores atualizados médios dos custos extras desta expedição.
Como é a extensão para o Safari?
Após vários anos indo para a Tanzânia, fizemos um roteiro de Safari pós cume que achamos ser o mais interessante. São 4 dias de Safari, 3 noites em hotéis e em acampamentos que são verdadeiros glampings. Neste tempo, poderemos ver os principais parques da Tanzânia, que é Serengheti e Ngorongoro, além de parques acessórios. Nestes locais poderemos ver animais de grande porte, como elefantes, girafas, leões, zebras, hipopótamos, avestruzes e muito, muito mais.
O Safari é quase uma viagem à parte, uma grande experiência que vale muito a pena, por isso mais do que recomendamos, achamos que uma viagem ao Kilimanjaro sem Safari é uma viagem incompleta, como ir a Roma e não ver o Papa.
FAÇA O SAFÁRI!!!!
Qual é o diferencial da Soul Outdoor?
Nós da Soul Outdoor vivemos do montanhismo e para o montanhismo. Trabalhamos com montanhismo porque subir montanhas é o que mais gostamos de fazer. Temos prazer em levar pessoas que gostam de montanha para sentir o que sentimos e quando estamos de férias, estamos escalando outras montanhas também.
Passamos o ano todo viajando o mundo guiando e escalando e quando voltamos as montanhas onde trabalhamos, já estamos com saudades, nunca enjoamos dos roteiros que oferecemos, pois não somos pessoas que repetem as mesmas montanhas de maneira massiva e monótona.
Todos nossos guias são pessoas que amam o que fazem, pessoas que se destacam no meio, produzem conteúdo e fazem trabalhos voluntários nas montanhas, fortalecendo nosso meio e nossa cultura.
Venha experimentar a escalada de uma montanha com a gente!






























