Que dia tenho que chegar e sair no roteiro?
Todos os dias, primeiro e último dos roteiros da Soul são dedicados à chegada e saída. Ou seja, calcule o tempo que você demora para chegar no destino. Em voos longos, às vezes, você precisa sair um dia antes para chegar no dia combinado. Fique atento na duração de seus voos e no horário de chegada, pois voos para o Nepal são longos e na ida o fuso horário pesa a nosso desfavor, fazendo com que a gente chegue em Kathmandu dois dias depois de sair do Brasil.
Quero chegar antes no roteiro, posso?
O Trekking da base do Everest já é um roteiro longo. Se você quiser chegar antes, não há problemas, porém verifique se não é antes da chegada de nossos guias. É comum em uma viagem longa como essa querer aproveitar ao máximo e de fato recomendamos isso, até por que, no caminho para o Nepal precisamos parar em outro país e recomendamos que faça um stoppover de um ou dois dias em Doha, Istambul ou Dubai, por exemplo. Entretanto, se desejar conhecer mais o Nepal, recomendamos que o faça depois do trekking, assim nosso guia poderá te dar dicas do que fazer por lá e você não estará cansado para o prato principal, que é nosso trekking!
Que documentos eu preciso para ir ao Nepal?
Para ir ao Nepal você precisará de um passaporte válido, certificado internacional de vacina de febre amarela e certificado de vacina de COVID. Veja no link abaixo como fazer o Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia
Para obter seu certificado de vacinação de COVID, você precisa obter através do APP Meu SUS.
Preciso de visto para ir ao Nepal?
Sim. Porém o visto para o Nepal se obtém na chegada do aeroporto internacional de Kathmandu. Para fazer o visto, você precisará preencher um formulário, levar até a migração e pagar a taxa de visto, que para 1 mês é de 50 USD, pago em espécie.
Para agilizar o processo, você poderá chegar no Nepal com o formulário preenchido através deste site: https://nepaliport.immigration.gov.np/onlinevisa-mission/application
Após preencher este formulário, imprima e leve contigo, assim agilizará sua entrada no Nepal.
Posso fazer outros passeios antes ou após os roteiros da Soul?
Como respondemos à pergunta anterior, em quase todos os roteiros da Soul chegamos e saímos em locais interessantes onde há outros passeios turísticos, naturais ou culturais para se fazer. Em muitos roteiros já oferecemos extensões e se juntamos mais pessoas de nossos grupos, conseguimos fazer os passeios mais baratos. Entre em contato conosco para verificar quais extensões podemos fazer no Nepal? Quem sabe conhecer Chitwan e o santuário dos Elefantes, ou Lumbini, o local onde nasceu Buda, ou mesmo um outro trekking, que é uma extensão mais longa. Nós podemos organizar e te ajudar nisso.
No roteiro está incluído voo?
O voo internacional para o Nepal não está incluído. O voo é por sua conta. Porém, podemos te ajudar a comprar um voo a partir do aeroporto mais perto de você.
Já o voo interno para Lukla está incluído. A partir de 2025 estamos incluindo o voo de Helicóptero na ida para Lukla para evitar os aborrecimentos ocasionados por atrasos e cancelamentos deste voo. O voo de Helicóptero pode ocorrer com condições de tempo menos favoráveis e mesmo se as condições obrigarem o cancelamento do voo, estaremos em Kathmandu para passear e não em Ramechap.
Para qual aeroporto devo voar?
Você deve voar para o aeroporto de Kathmandu a (Código IATA: KTM). Geralmente saindo do Brasil as principais rotas são: São Paulo x Doha x Kathmandu, pela Qatar Airways e São Paulo x Dubai x Kathmandu, pela Emirates e Fly Dubai. Também há opção pela Turkish passando por Istambul ou pela Europa, passando por Frankfurt pela Lufthansa, Paris pela Air France, ou Londres pela British. Nas três últimas ainda há uma parada em Nova Delhi e são opções mais longas e demoradas.
Recomendamos as três primeiras, inclusive fazendo stoppover para que sua viagem fique ainda mais legal conhecendo uma cidade no oriente médio.
Como funciona o transfer na chegada no aeroporto?
Teremos um guia ou um taxista te esperando no desembarque no aeroporto. Ele estará com uma plaquinha com seu nome ou com a logo da Soul. Antes de você viajar, vamos conferir seu voo para termos a certeza do dia e horário da chegada para estarmos te esperando.
Quando eu for para a montanha, há algum lugar para eu deixar parte das minhas bagagens?
Sim, você poderá deixar uma mala com roupas urbanas e coisas que você não precisa num depósito no hotel.
Como é o famoso voo para a vila de Lukla?
O aeroporto de Lukla é famoso por ser o mais perigoso do mundo. Ele possui uma pista inclinada e não tem espaço para erros e apenas pousam aeronaves pequenas. Devido ao grande tráfego de aeronaves pequenas para este aeroporto, desde 2019 uma parte significativa do tráfego foi desviado para o aeroporto de Ramechap, que fica 130 km de Kathmandu.
Para evitar este deslocamento terrestre até Ramechap e ainda mais ter que ficar lá se o voo for cancelado, estamos incluindo na ida o voo de Helicóptero, para não ter aborrecimentos.
O voo até Lukla é rápido, leva cerca de 45 minutos e se você tem medo de avião, irá ficar ainda mais, pois diversas vezes passamos mais baixo que as montanhas. A franquia de peso é de 15kg, o que para o trekking é suficiente.
O voo só acontece se o tempo estiver bom, ou seja, se estiver sem ventos e sem nebulosidade e por isso nosso roteiro tem 5 dias de cidade, pois é comum chegarmos no dia previsto para o voo e não conseguir voar. Se isso acontecer, passeamos por Kathmandu.
Para evitar os atrasos e não termos que ir até a região do trekking de jipe, como já aconteceu outras vezes, estamos incluindo a partir de 2025 o voo de ida de Helicóptero.
Por que vocês incluem voo de Helicóptero na ida para o trekking do acampamento base do Everest?
Como dissemos anteriormente, por questões de segurança, os voos de avião para Lukla são bastante restritos, só acontecendo com boas condições de tempo. Como estamos na região da montanha mais alta do mundo, mesmo na melhor época do ano há muitos dias com nuvens, neblina e ventos e isso causa o cancelamento de voos de avião, mas não de Helicópteros, que por conta de poderem planar, podem pousar e decolar com menos visibilidade. O voo de Helicóptero encarece o nosso roteiro, mas garante que ele ocorra. Já vimos muita gente em prantos ter que desistir do sonho de conhecer o Everest por que ficou 3, 4 ou até 5 dias esperando o tempo melhorar para poder voar de Ramechap.
Qual é a experiência que eu preciso ter para fazer o trekking do EBC
Para fazer o trekking do EBC é preciso que você tenha experiência em realizar trekkings e caminhadas no Brasil.
Qual é a dificuldade do trekking ao acampamento base do EBC?
O trekking do acampamento base do EBC é um trekking longo. São 14 dias de caminhadas e essa é a maior dificuldade junto com a altitude. Entretanto, as distâncias são resolvidas com a estrutura que oferecemos. Como dormimos em lodges e comemos em restaurantes boas refeições, conseguimos descansar para continuar no dia seguinte, embora é claro, ao longo dos dias nossa bateria vai arriando. A altitude é solucionada com nosso plano de aclimatação, que trataremos melhor abaixo.
Como é o clima no EBC?
A temporada do EBC é ou na primavera ou no outono, ou seja, entre abril e maio, ou outubro e novembro. Não vá em outros meses pois é roubada!
Na primavera faz mais calor e podemos suar um pouco mais a camisa nos primeiros e últimos dias. A trilha fica toda florida. Entretanto com a altitude a temperatura vai ficando mais amena e prazerosa. Entretanto, na primavera chove mais e isso pode ser um problema, pois além de termos que nos proteger das chuvas na trilha, perdemos a vista das montanhas que ficam encobertas por nuvens. Mas não o tempo todo. Pode-se esperar que na primavera as nuvens aparecem sempre depois do meio dia.
Na primavera é época de cume no Everest, então a trilha está mais cheia e o acampamento estará a full. Se der tudo certo, podemos almoçar no acampamento base.
Já no outono, a trilha fica com árvores em folhas ou com folhas escurecidas, o que também é uma beleza. Faz mais frio, mas o tempo é mais estável. Do meio para o fim de outubro faz céu azul o dia inteiro e somos presenteados com as mais lindas paisagens montanhosas do mundo. Há menos gente na trilha, pois não é comum expedições para o cume do Everest nesta época, entretanto o próprio acampamento base não estará lá, ou melhor, o local estará vazio.
Que mochila preciso ter o trekking no EBC?
No trekking você precisará apenas de uma mochila de ataque de cerca de 30 litros. Nesta mochila você carregará seus itens pessoais de uso diário, como uma jaqueta, protetor solar, documentos, água e lanche. Os demais equipamentos, como sacos de dormir e roupas serão transportados pelos porters em duffel bags. Na Soul Outdoor temos Duffel Bags incluídos em nosso roteiro.
Preciso levar barracas e equipamentos de cozinha para o EBC?
Não, apenas seus equipamentos pessoais. Nós cuidaremos da alimentação para você e vamos dormir em logdes e em momento nenhum precisaremos de barracas.
Qual é a diferença do trekking do EBC via Gokyo para os normais?
O trekking que oferecemos pela Soul se diferencia por irmos por um vale, que é o vale do Khumbu, onde estão todos os atrativos clássicos e tradicionais do EBC, mas ao invés de retornamos pelo mesmo local, a gente retorna pelo vale de Gokyo, atravessando o famoso e maravilhoso Chola Pass.
O Chola Pass é um passo de 5300 metros de altitude por onde caminhamos sobre uma geleira, o que por si só já é uma experiência vibrante e emocionante. Depois que atravessamos o passo e vamos para Gokyo, começamos a descer por outro vale, com muito menos gente e uma paisagem que além de ser diferente é belíssima. Lá você verá uma cultura sherpa mais autêntica em um lugar belo e menos explorado pelo turismo.
Acreditamos que uma viagem para um lugar tão longe precisa ser mais completa, por isso oferecemos o roteiro via Gokyo. Pode custar um pouco mais, porém achamos que sem esta volta diferente, o trekking não fica tão completo.
Claro que podemos oferecer um roteiro um pouco mais curto, porém se seu problema é falta de tempo, pense que fazer algo mais curso quer dizer algo incompleto e você sentirá a necessidade de voltar mais tarde.
Como são os Lodges?
Lodges são como os nepaleses chamam as pousadas no caminho para o Everest. No começo, nas regiões mais baixas, elas são maiores e mais estruturadas, possuindo até banheiro no quarto e água quente. Porém quanto mais subimos, mais simples elas ficam. Nós nos hospedaremos em lodges e em cada quarto teremos duas pessoas.
Nos lodges há banheiros, alguns possuem duchas de água quente e internet, tomadas para carregar eletrônicos, mas estes serviços são cobrados a parte.
Posso ficar sozinho no quarto do lodge?
Se tivermos um número ímpar de participantes, ou pessoas de sexo oposto, pode ser que você fique sozinho em um quarto de lodge. Neste caso, a Soul irá arcar com os custos. Porém, caso você não queira compartilhar, teremos que cobrar os custos dos quartos individuais.
Como funciona a questão dos porters no EBC?
Os porters são os carregadores no EBC. Eles irão carregar seu duffel bag com suas roupas, itens de higiene pessoal e saco de dormir. Todo dia pela manhã você irá montar seu duffel com tudo aquilo que não precisará usar na trilha e os porters irão carregar para você para que você recupere no fim do dia no próximo lodge. Você tem direito a carregar até 15 kg com os porters.
Quais equipamentos preciso para fazer o Trekking do EBC?
Para o trekking do EBC é necessário ter bons equipamentos normais de trekking. Todos estes equipamentos podem ser aproveitados de nossos trekkings que realizamos no Brasil, como botas de trekking (usados na aproximação), calça de trekking, bastões de caminhada, roupas de segunda pele, gorro, mochila, saco de dormir, lanterna de cabeça, meias de trekking e até mesmo roupas impermeáveis (na dependência de qual você tem). O ideal é que sejam equipamentos de qualidade, que aguentem o rigor da trilha.
Em nossa expedição, incluímos um duffel bag para você levar seus equipamentos.
Tenho um vídeo especial sobre os equipamentos que usamos no EBC. Assista:
::Confira nosso check list do Trekking ao Acampamento Base do Everest
Como é a comunicação no EBC?
No EBC só há sinal de celular até Tengboche com a empresa NCell. Você precisará comprar um chip, seja em Kathmandu ou no aeroporto. A vantagem de fazer o chip no aeroporto é que lá eles fazem especificamente para estrangeiros, então o processo é simplificado. Há um quiosque da NCELL no desembarque do aeroporto de KTM. Porém, se você não fizer no aeroporto, poderá fazer em Kathmandu, mas precisará de duas fotos 3x4.
Tem energia elétrica na montanha?
Há energia nos Lodges, porém a maior parte deles trabalha com energia solar e por isso eles cobram para carregar seus equipamentos. Os valores dependem de cada local, pois em locais altos, pode chegar a custar 8 dólares para carregar um celular. Por isso recomendamos que você leve um power bank de 20.000Mh e uma placa solar de 15W para carregar seus eletrônicos.
Posso tomar banho no EBC?
Sim, você poderá tomar banho em quase todos os lodges. Porém não recomendamos que tomem banho em dias muito frios. Os valores dos banhos não estão incluídos nos lodges e há que se pagar a parte. O custo varia de local a local.
Há banheiros no EBC?
Sim. Há banheiros ao longo da trilha nas tea houses e nos lodges.
Tenho restrições alimentares, o que eu faço?
Não há problemas, estamos acostumados a servir bem a todos, sempre adaptando as refeições às necessidades de nossos clientes. Entretanto é importante que você descreva suas restrições na ficha de inscrição.
Que tipo de comida se come no Nepal?
No Nepal a maior influência culinária é a indiana. Há que se lembrar que a comida indiana é muito bem temperada e saborosa, não é por menos que os europeus há mais de 500 anos saíram da Europa atrás destas “especiarias”. Entretanto, o sabor mais marcante é o sabor apimentado. Claro que, devido à presença de turistas ocidentais, muitos restaurantes, em Kathmandu e na trilha do EBC, se controlam em colocar menos pimenta, porém a comida típica é muito picante.
O prato mais popular do nepalês é o Dal Bhaat, que é arroz com lentilha acompanhado de batatas ao curry e vegetais refogados, podendo ou não ter carne de frango. Porém muitos pratos com curry estão na lista dos mais gostosos. Estes pratos são molhos ao curry, com açafrão e uma mistura de temperos, a Masala com alguma carne, podendo ser frango, cabra ou um queijo cottage, o paneer. Se for refogado na manteiga, é o famoso Butter Masala. Também é popular o Palak Paneer, feito com molho de espinafre. Estes molhos são guardados com arroz ou com chapati, que eles chamam de Naam, podendo ser Naam com manteiga ou com queijo, tudo muito gostoso.
Outro prato popular muito bom é o Momo, que é um bolinho cozido parecido com o Gyosa japonês, mas com recheio de vegetais, frango ou queijo.
Come-se pouca carne de vaca no Nepal. Até há restaurantes de carne, mas as carnes não são boas como as nossas e há tantos restaurantes diferentes, tanta oportunidade de conhecer novos sabores que, se você quiser uma experiência gastronômica estará no lugar certo. No Nepal você poderá experimentar a culinária indiana, comidas coreanas, chinesas, tailandesas e claro, se você não quer comer nada diferente, hambúrguer e pizza.
Quais as opções de comidas que teremos no trekking?
Teremos todas as opções de comidas da pergunta anterior. Com a Soul oferecemos uma alimentação melhor, respeitando os gostos de cada um. Por isso deixamos o cardápio aberto do restaurante a sua escolha. Este é um diferencial nosso, pois a maior parte das agências fecha uma refeição única e não dá escolha aos clientes. Conosco você poderá escolher o que deseja durante o trekking e na trilha as refeições são inclusas!
Possuo alguns problemas de saúde, posso fazer o EBC?
Depende de que problema de saúde você tem. Realizar um trekking longo como o EBC requer um esforço físico muito grande. É importante que você converse com seu médico antes de ir, para que ele te oriente e te dê o aval para submeter-se a um ambiente tão extremo. Lembre de nos enviar um atestado médico e ser claro sobre seu estado de saúde.
Preciso de seguro de resgate neste roteiro?
Não é obrigatório, porém recomendamos um seguro que cubra resgate aéreo. Há várias opções no mercado e nós da Soul estamos em contato para sempre oferecer os planos com melhor custo x benefício. Entretanto, se você achar caro, recomendamos que tenha um seguro viagem que cubra gastos médicos e hospitalares.
Como é feita a aclimatação na expedição?
Em nossos roteiros planejamos o dia a dia respeitando os limites do corpo para realizar uma aclimatação progressiva. Todos os dias medimos sua saturação e avaliamos os sintomas do mal de altitude, para que ninguém fique gravemente acometido do mal agudo de montanha. Evidentemente que aclimatar é um processo individual e há sempre pessoas que sofrem mais ou menos e nosso acompanhamento diário evita que, se você é das pessoas que têm dificuldade em aclimatar, sofra algo grave.
O que são remédios da classe dos Benz0diazepín1cos? Por que eles não podem ser tomados em altitude?
Os Benz0diazepín1cos são remédios usados para tratar ansiedade, depressão e alguns até para dormir ou relaxar a musculatura (os mais famosos são o V@l1um, Riv0tr1l - Cl0nazep@m, Z0lp1dem). Eles funcionam deprimindo seu sistema respiratório, o que é perigoso em altitudes elevadas, pois eles impedem e até pioram sua aclimatação. Quem toma este tipo de remédio precisa falar com seu médico com antecedência para que, nos dias da expedição, o uso deles seja suspenso. Isso é muito importante, pois sem aclimatar, você não irá conseguir fazer cume, ou irá passar muito mal, tendo enjoos, vômitos, dores de cabeça e até ter edemas cerebrais e pulmonar que levam a morte.
Que outros medicamentos não posso usar em altitude?
Além dos Benz0diazepín1cos, você não pode usar relaxantes musculares (usados para dor muscular) e vasoconstritores (usados contra sintomas de resfriado).
Vocês recomendam o uso de D1am0x?
A Acet@z0lam1da, que é o nome não comercial do D1am0x, é um dos poucos fármacos que tem em sua bula recomendações de uso em altitude. Através de pesquisas e observações científicas comprovou sua eficácia em melhorar a saturação de pacientes acometidos do mal agudo de montanha. Na bula deste medicamento recomenda-se o uso profilático, dois dias antes de chegar na altitude, tomar 125mg dele a cada 12 horas e continuar tomando a mesma dose até o término da expedição.
Seguindo as recomendações à risca, pudemos perceber que os clientes que passaram a tomar este farmaco tiveram uma aclimatação melhor e menos sofrida e desta forma recomendamos seu uso, mas não obrigamos.
Como realizamos uma avaliação diária de nossos clientes, controlamos também a quantidade de água ingerida pelos mesmos, que é fator determinante para que a estratégia de uso deste medicamento seja positiva. Quem usa este medicamento precisa estar sempre bem hidratado.
Se você optar pelo uso de D1am0x, por favor não esqueça de indicar em sua ficha de inscrição todos os remédios que toma, pois como qualquer fármaco, ele não pode ser misturado com certos tipos de medicamentos.
Posso levar crianças para o EBC?
Embora já tenha tido casos de crianças com cerca de 10 anos fazendo o trekking do EBC, não recomendamos que leve crianças pequenas, pois o risco é muito grande. O esforço físico já é muito grande para adultos e será ainda maior para crianças. Há uma recomendação da UIAA que não se leve crianças com menos de 8 anos para a altitude.
Qual é a idade limite para fazer o trekking do EBC?
Você pode escalar o EBC até com idade avançada. Já levamos pessoas com 70 anos, mas claro, pessoas preparadas que treinam e tem acompanhamento médico periódico.
Que tipo de hotel ficamos em Kathmandu?
Em Kathmandu ficamos em hotéis 4 estrelas em Thamel, a região mais turística da cidade, próxima a restaurantes e muitos atrativos turísticos.
Posso ficar em quarto individual em Kathmandu?
Sim. Se acontecer de tivermos um número ímpar de participantes, a Soul arcará os custos de quartos individuais. Lembrando que não deixamos pessoas desconhecidas de sexos opostos no mesmo quarto também. Entretanto, se você não quiser dividir quarto, podemos oferecer quarto individual com custo extra. Entre em contato com nossa equipe para saber o valor.
Quanto mais terei de custos extras?
Como em nossas expedições temos muitos serviços inclusos, você não precisará ter muitos gastos a mais. Sugiro que leia com atenção os itens que estão incluídos em nosso pacote. Em geral, os gastos extras são de restaurantes nas cidades bases de nossos roteiros, aluguel de equipamentos e compras pessoais. Em Kathmandu há artesanatos e artes belíssimos e com bom preço, é difícil se segurar.
Lembre que no Nepal você precisa dar a gorjeta aos guias e porters locais.
Veja na aba “investimento” no descritivo do roteiro os valores atualizados médios dos custos extras desta expedição.
Qual é o diferencial da Soul Outdoor?
Nós da Soul Outdoor vivemos do montanhismo e para o montanhismo. Trabalhamos com montanhismo porque subir montanhas é o que mais gostamos de fazer. Temos prazer em levar pessoas que gostam de montanha para sentir o que sentimos e quando estamos de férias, estamos escalando outras montanhas também.
Passamos o ano todo viajando o mundo guiando e escalando e quando voltamos as montanhas onde trabalhamos, já estamos com saudades, nunca enjoamos dos roteiros que oferecemos, pois não somos pessoas que repetem as mesmas montanhas de maneira massiva e monótona.
Todos nossos guias são pessoas que amam o que fazem, pessoas que se destacam no meio, produzem conteúdo e fazem trabalhos voluntários nas montanhas, fortalecendo nosso meio e nossa cultura.
Venha experimentar a escalada de uma montanha com a gente!