top of page
IMG_1487-e1680812413718.jpg

MONTE KUN

EXPEDIçÃO ao

MONTE KUN (7077m),

na ÍNDIA.

Escalar as grandes montanhas do Himalaia é um desafio que faz parte da imaginação de qualquer apaixonado por Alta Montanha. Além das 14 montanhas com mais de oito mil metros de altitude, existem centenas de outras montanhas acima de 7 mil metros e milhares acima de 6 mil. São montanhas belíssimas em uma região rica em cultura e histórias.

Para conhecer melhor essa região tão incrível do nosso planeta, a Soul Outdoor preparou uma expedição ao Monte Kun, uma montanha com 7077 metros de altitude localizada na Índia. Nessa aventura iremos conhecer uma região totalmente diferente da Índia que estamos acostumados a ver pela mídia tradicional, trata-se de Ladakh, ao norte do país, na fronteira com a China e Paquistão, com forte influência da cultura tibetana e o budismo como principal religião. Além disso, a paisagem montanhosa, numa região do Himalaia menos conhecida pelos ocidentais, completa a experiência.

A cidade base de nosso expedição é Leh, localizada acima dos 3 mil metros de altitude. Antes de chegar lá iremos nos encontrar em Nova Delhi, a moderna e caótica capital indiana. De lá voaremos com todo o grupo para Ladakh. Você poderá reservar um tempo a mais para conhecer Nova Delhi e a histórica região do vale do Ganges, mas deixaremos isso para quando retornarmos das montanhas.

A expedição Monte Kun (7077m) divide-se em duas etapas, sendo a primeira parte um trekking de 5 dias e, a segunda a escalada do Monte Kun com 10 dias. Uma vez em Ladakh, ficaremos na cidade por alguns dias para melhorar nossa aclimatação e na sequência realizaremos o Trekking do vale do rio Markha, um dos mais famosos e bonitos do norte da Índia.

Só então iremos para o Monte Kun que é o pico menor do maciço de Nun Kun e foi escalado pela primeira vez pelo montanhista italiano Mario Piacenza, no ano de 1913. O grau de escalada para Kun pode variar entre intermediário a difícil, dependendo do mês e da cobertura de neve.

O nosso objetivo é escalá-lo via East Ridge. Seguiremos o rio Shafat Nala e caminhamos ao longo de suas margens por um dia até chegar ao acampamento que fica próximo a geleira. Nossa base será em uma área verde do outro lado da geleira.

Um pouco mais sobre o trekking do Vale de Markha

Nossa expedição começa com um Trekking de aclimatação no Vale Markha com cerca de 68 km. O tempo de duração do trekking é de quatro a cinco dias e o nível de dificuldade está entre o médio e difícil. 

 

A caminhada no Vale Markha segue o Rio Markha Valley de Chilling até o Passo Kongmaru. Este é o ponto mais alto dessa caminhada com 5250 metros de altitude, e desce em direção ao Mosteiro Hemis. Ele passa por um belo e árido vale que oferece contrastes entre as encostas secas e poeirentas com os picos cobertos de neve e as aldeias verdes e férteis ao longo do rio. Ao longo do vale existem pequenas aldeias tibetanas que vivem um estilo de vida muito tradicional. A região tem uma longa história que fica evidente quando passamos por antigos gompas e pelas ruínas das fortalezas no topo das colinas.

Enquanto os locais vivem da terra da melhor maneira possível, a chegada dos caminhantes trouxe uma nova fonte de renda e acesso a suprimentos por mulas e carregadores. Muitas das casas de tijolos de barro foram transformadas em homestays para os caminhantes. De um modo geral, a cada noite, uma família diferente tem sua vez de acomodar os caminhantes que passam.

Isso também significa que o preço é muito consistente e cada aldeia estabelece um preço para acomodação e alimentação por trekker. É uma boa mudança na Índia saber que não há barganha ou trapaça, e você sabe quanto tem que pagar.

Thikse_Monastery_Front.jpg
Tikse_shakyamuni_Buddha.jpg
Kun_Summit_Sunset.jpg
IMG_9841-scaled.jpg
IMG_9834-scaled-e1680814831661.jpg
1280px-View_of_Nun_Kun_massif_from_airplane.jpg

REQUISITOS

TREKKING BRASIL.png

DIFICULDADE DO

TREKKING

Difícil
ESCALADA.png

EXPERIÊNCIA EM

 

ALTITUDE

Montanhas de 6 mil
TREKKIN NO BRASIL.png

PREPARAÇÃO

 

CARDIOVASCULAR

Excelente
CLIMB.png

DIFICULDADE

 

TÉCNICA 

Usa 1 equipamento técnico
MAIS INFORMAçÕES
IMAGENS DA EXPEDIÇÃO
bottom of page