top of page
20220702_103317.jpg

Agulhas Negras
& Pedra do Altar

Pico das Agulhas

Negras (2791m) & 
PEDRA DO ALTAR (2665m).

O Parque Nacional do Itatiaia abriga grandes belezas naturais e algumas das montanhas mais clássicas do montanhismo brasileiro. Ele está localizado na Serra da Mantiqueira, mais especificamente entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No roteiro do Pico das Agulhas Negras e Pedra do Altar conheceremos duas dessas belas montanhas que estão nos domínios do Parque.

 

A primeira delas é o Pico das Agulhas Negras, um maciço rochoso de 2.791 metros de altitude, considerado o ponto mais alto do Parque e a quinta montanha mais alta do país. As suas belas e inusitadas formações rochosas encantam os praticantes de montanhismo que visitam o Parque. Ademais, esta montanha recebe o nome de Agulhas Negras, ou Itatiaia, na língua indígena, devido às inúmeras canaletas escuras que "riscam" suas encostas e, quando observadas de longe, se assemelham a agulhas. 

Por que fazer o Pico das Agulhas Negras com a Soul Outdoor?

Nós da Soul Outdoor somos apaixonados pelas montanhas do Itatiaia. Queremos compartilhar um pouquinho de nossa experiência com vocês.

Para isso, contamos com profissionais qualificados que conhecem cada cantinho da Mantiqueira e terão o maior prazer em mostrar os encantos desta emblemática montanha com suas interessantes histórias. Não podemos deixar de dizer que desenvolvemos nosso trabalho seguindo as regras de mínimo impacto ambiental para preservar as montanhas que tanto amamos. 

Além do trabalho de guia durante esse trekking você terá todo o suporte antes da aventura. Nossa equipe estará preparada para auxiliar nos preparativos, inclusive tirar dúvidas sobre os equipamentos, e ao fazer esse roteiro com a Soul Outdoor, você também ganha descontos na Loja Alta Montanha, nossa parceira.

Para quem é Agulhas Negras
e Pedra do Altar?

Faremos esse roteiro em dois dias: no primeiro, iremos até o cume do Agulhas Negras. Para chegar ao seu cume é necessário um bom preparo físico para encarar uma trilha com grau de dificuldade médio, também é preciso gostar de desafios e estar apto a caminhar próximo a precipícios, uma vez que será necessário passar por trechos expostos. Por isso, NÃO RECOMENDAMOS essa montanha para quem tem medo de altura. No entanto, se esse é o seu caso e você quer encarar a aventura mesmo assim, nossa equipe está sempre a postos para te auxiliar e passar por estes trechos com segurança.

 

No segundo dia iremos até a Pedra do Altar, com 2665 metros de altitude. Esse é o décimo primeiro ponto mais alto do Brasil, que recebe este nome devido a sua forma que se assemelha a um altar. A trilha para chegar a este cume é considerada leve e sem dificuldades técnicas, uma caminhada prazerosa e com muitas belezas. De seu cume é possível contemplar o Pico das Agulhas Negras, a Asa de Hermes, o Morro do Couto e as Prateleiras, em uma vista privilegiada. Escalar essas montanhas traz uma sensação única de superação e conquista, uma vez que esse lugar é um clássico almejado por montanhistas de todo o Brasil.

Indicamos esse roteiro para quem é ativo fisicamente e já escalou montanhas curtas, com até um dia de duração. Também é indicado para pessoas que não desejam acampar, pois ficaremos hospedados em um hostel, onde podemos descansar e nos recuperar para o segundo dia.

20220703_083239.jpg
IMG_0430.jpg
20220702_101211.jpg
20220702_103317.jpg
20220702_100333.jpg
20220703_090036.jpg

REQUISITOS

TREKKING BRASIL.png

DIFICULDADE DO

TREKKING

Nível Médio
ESCALADA.png

EXPERIÊNCIA

Pouca experiência
TREKKIN NO BRASIL.png

PREPARAÇÃO

 

CARDIOVASCULAR

Boa
CLIMB.png

DIFICULDADE

 

TÉCNICA 

Não utiliza equipamento técnico
MAIS INFORMAÇÕES
IMAGENS DAS EXPEDIÇÃO
bottom of page