top of page

TRAVESSIA DA SERRA FINA

TRAVESSIA DA SERRA FINA

Nível da Expedição: Difícil

Duração: 5 dias

Ponto de encontro inicial: Itanhandu - MG.


​-

Distância total percorrida: 35 km

Altimetria total acumulada: 2432 m


-



Dia 01 | Chegada em Itanhandu - MG

Nos reuniremos em um refúgio de montanha na cidade de Itanhandu em Minas Gerais. O local conta com estacionamento, onde você poderá deixar o seu carro. Caso vá de ônibus, será necessário pagar um táxi para se deslocar da rodoviária da cidade até o Refúgio. Converse com nossa equipe para saber o melhor caminho para você.



Incluso: Pernoite em refúgio



Dia 02 | Itanhandu – Acampamento Maracanã

O ponto inicial da nossa travessia será a Toca do Lobo, para onde nos dirigimos após o café da manhã. No primeiro dia iremos subir o Capim Amarelo (são cerca de sete horas de subida). Após alcançar os campos de altitude, vamos chegar ao primeiro acampamento. Nossa equipe ficará responsável por montar as barracas e preparar o jantar para que você possa descansar e curtir mais a montanha.



Incluso: Transporte até a trilha, café da manhã no refúgio, lanche de trilha, jantar e estrutura de acampamento

Altimetria acumulada: 1400m

Distância prevista: 6,5 km – 7 horas




Dia 03 | Maracanã – Pedra da Mina

O objetivo do segundo dia de nosso trekking é atingir o cume da Pedra da Mina (2.798m), que será o ponto mais alto da travessia. Para isso, acordaremos cedo, tomaremos um café da manhã reforçado e, após desmontar o acampamento, seguiremos pela trilha. Neste dia caminharemos mais pela crista, mas ainda cruzamos vales com capim alto e até mesmo um charco. Na parte final deste trecho será necessário realizar uma “escalaminhada”, ou seja, utilizaremos as mãos para progredir, o esforço, no entanto, será compensado por um belo visual do Parque Nacional de Itatiaia e do Pico das Agulhas Negras, além de dezenas de outras montanhas.



Enquanto nossa equipe monta o acampamento e prepara o jantar, recomendamos que você aproveite o belo pôr do sol visto deste local. Também há a opção de acampar um pouco mais abaixo, no Vale do Ruah dependendo das condições da montanha e do limite de barracas disponíveis em cada acampamento.



Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e estrutura de acampamento

Altimetria acumulada: 1.000m

Distância: 7,5km – 8 horas


Ponto de água: Cachoeira Vermelha – Antes de subir a Pedra da Mina (todos devem reabastecer de 3 a 4 litros de água).




Dia 04 | Pedra da Mina – Pico dos 3 Estados

No terceiro dia alcançaremos o Pico dos Três Estados, a 11ª maior montanha do Brasil. Essa é mais uma bela montanha da travessia e para chegar lá passaremos pelo vale do Ruah e percorremos uma trilha onde predomina a vegetação típica desse local, formada por Capim elefante e bambuzinhos. Apesar de ser muito bonita, a vegetação pode prender a nossa mochila e dificultar a progressão, por isso recomendamos que coloque tudo para dentro e não deixe nada pendurado que possa enroscar.

Passaremos por um rio e um lajedo e então chegaremos ao cume, que será o local do nosso acampamento.



Distância: 6,5km – 7 horas

Altimetria acumulada: 730m

Ponto de água: Rio Verde – Vale do Ruah (todos devem reabastecer de 3 a 4 litros de água).



Dia 05 | Pico dos 3 Estados ao Sítio do Pierre - Refúgio Itanhandu/MG

Esse será o último dia de nossa aventura e o objetivo é chegar até o ponto final. Será um dia de caminhada mais curto e apenas com descida. No final da trilha haverá um transporte nos esperando que nos levará até o refúgio, onde poderemos nos preparar para voltar para a casa.



Caso você deseje permanecer mais uma noite no refúgio, avise nossa equipe e consulte os valores.


Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, traslado para o refúgio, chuveiro no refúgio.

Distância: 10,8km – 7:30 horas

Altimetria acumulada: 385m

Ponto de água: no fim da travessia.

bottom of page