TREKKING HUAYHUASH
Nível da Expedição: Médio
Duração: 13 dias
Ponto de encontro inicial: Huaraz, Peru.
Dia 01 | Chegada em Huaraz (3100 m)
Nosso ponto de encontro será a cidade de Huaraz, localizada a 400 km de distância da capital Lima.
Lembre-se:
Para chegar até Huaraz é preciso fazer uma viagem de ônibus com duração aproximada de 8 horas, algumas pessoas optam por fazê-la durante a noite para economizar um dia de hotel. Com cerca de 87 mil habitantes, Huaraz é cercada pelas montanhas das Cordilheiras Blanca, Negra e Huayhuash, que por sua vez são as principais atrações da cidade. No entanto, o turismo ainda está em desenvolvimento no local. Nos hospedaremos em um hotel, onde você irá conhecer o resto do time e se preparar para o trekking. Nesse dia também iremos checar os equipamentos.
Incluso: Hotel com café da manhã
Obs. O transporte de Lima até Huaraz não está incluso
Dia 02 | Aclimatação na Laguna Parón (4200 m)
Nesse trekking teremos contato com a altitude por vários dias, por isso é importante a aclimatação, ou seja, acostumar o corpo a altitude. Para isso, começaremos nosso roteiro com um passeio até à bela laguna Parón, onde iremos realizar uma caminhada leve até o mirante. Nesse dia já teremos uma pequena palhinha do que está por vir com as belas paisagens da laguna e as montanhas nevadas ao fundo. São cerca de 3 horas de viagem até a laguna e cerca de 40 minutos de caminhada até o mirante.
Incluso: transporte, lanche de trilha, hotel com café da manhã
Dia 03 | Huaraz - Chiquian - Cuartehuain (4200 m)
Uma pequena viagem de ônibus até a Cidade de Chiquian e em seguida iremos até um pequeno e tradicional povoado chamado Llamac onde teremos contato com a cultura dos povos andinos. Continuaremos a viagem de van até o Pueblo de Popa, nosso primeiro acampamento em um local chamado Cuartehuain.
Incluso: Transporte, alimentação e noite em barraca
Dia 04 | Cuartehuain - Paso Cacananpuntda - Mitucocha (4690 m)
Nesse dia começaremos o circuito pela Cordilheira de Huayhuash. Faremos uma ascensão até o Paso Cacananpuntda que está a 4690 metros de altitude. Apesar da altitude, essa é uma caminhada prazerosa em meio a pastagens de grande beleza cênica e ao fundo, podemos observar as montanhas Jirishanca Grande (6049 m), Jirishanca Chico (5445 m) e a Rondoy (5879 m). Nesse dia também passaremos pela divisória continental das águas, onde se formam alguns afluentes dos Rios da Amazônia. Em seguida chegaremos à Laguna Mitucocha (4300m), local onde passaremos a noite acampados.
Incluso: Alimentação e noite em barraca
Dia 05 | Mitucocha - Paso Carhuacpunta - Carhuacocha (4650 m)
Levantaremos cedo e continuaremos a nossa caminhada em direção ao Paso Carhuacpunta (4650m) onde encontraremos mais uma bela paisagem com o impressionante Nevado Yerupaja (6634 m) ao fundo. Então seguiremos para a laguna Carhuacocha, nosso terceiro acampamento.
Incluso: Alimentação e noite em barraca
Dia 06 | Carhuacocha - Paso Siula - Campo Huayhuash (4800 m)
Nesse dia passamos o Paso Siula com 4800 metros de altitude e poderemos apreciar a vista de mais três lagunas: Ganrajanca, Siula e Quesillo. Difícil será escolher qual é a mais bela. Também nesse dia poderemos ver toda a parte oriental da cordilheira com o Carnicero (5960 m) e os Juraos que chegam a (5600m). Então descemos um pouco até a Laguna Carnicero onde poderemos observar as aves e dormiremos em um acampamento em uma pequena vila de pastores chamada Campo Huayhuash (4350m).
Incluso: Alimentação e noite em barraca
Dia 07 | Campo Huayhuash - Paso Portachuelo - Viconga (4750 m)
Percorremos mais um trecho do circuito alcançando o Paso Portachuelo (4750m) e chegaremos à vertente do Pacífico novamente. Nesse dia teremos a vista da Cordilheira de Raura e do glaciar León Dormido. Então descemos até a laguna Viconga (4300m) onde acampamos próximos às fontes termais.
Incluso: Alimentação e noite em barraca
Dia 08 | Viconga - Paso Cuyoc - Yanapampa (5000 m)
Sairemos do nosso acampamento em direção ao Paso Cuyoc com 5000 metros de altitude. No entanto, estaremos aclimatados e o belo visual da cordilheira Huayhuash recompensará nosso esforço. Nesse dia acampamos em Yanapampa (4400m).
Incluso: Alimentação e noite em barraca.
Dia 09 | Yanapampa - Paso San Antonio - Huayllapa (5050 m)
Após uma noite de descanso teremos um dos dias mais exigentes do Circuito e vamos atravessar o Paso San Antonio, onde atingiremos a maior altitude do percurso: 5050 metros de altitude. Novamente o visual das montanhas mesclado com as lagunas azul turquesa nos surpreende com sua beleza única. Após apreciarmos as montanhas, descemos em direção ao vale Cutatambo e seguiremos até o pueblo Huayllapa (3750m), onde passaremos a noite em barracas.
Incluso: Alimentação e noite em barraca
Dia 10 | Huayllapa - Paso Tapush - Gashpapampa (4750 m)
Após o esforço dos últimos dias, teremos um dia de caminhada mais leve em meio às plantações tradicionais dos povos andinos até o Paso Tapush (4750m). Nesse dia poderemos acompanhar um pouco da rotina dos moradores da região e iremos acampar em Gashpapampa (4300m).
Incluso: Alimentação e noite em barraca
Dia 11 | Gashpapampa - Paso Llaucha - Jahuacocha (4800 m)
Nesse dia enfrentaremos a última subida do circuito. Seguiremos até o Paso Llaucha (4800m) onde novamente teremos um visual incrível das montanhas, poderemos avistar o Yerupaja, o Rasac, o Jirishanca, o Rondoy e outros belos picos nevados. Em seguida iremos para a laguna Jahuacocha rodeada por belos arbustos e com uma rica fauna (4050m).
Incluso: Alimentação e noite em barraca
Dia 12 | Descanso na Jahuacocha (4050 m)
Aproveitamos esse dia para descansar e apreciar as belezas da Laguna Jahuacocha.
Incluso: Alimentação e noite em barraca
Dia 13 | Jahuacocha - Pampa Llamac - Llamac - Huaraz (4300 m)
Esse será o dia de nos despedirmos das montanhas e da equipe que nos acompanhará durante todo o trekking. Passaremos o Paso de Pampa Llamac (4300m) e retornaremos ao pueblo de Llamac. Lá haverá um transporte nos esperando para nos levar de volta até Huaraz (4100m).
Dia 14 | Retorno para Lima
Esse dia está reservado para retornar até Lima, no entanto o transporte até a capital do Peru.
Obs: O transfer até a Capital - Lima não está incluso
Lembre-se:
O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.