VULCÕES DA BOLÍVIA
Nível da Expedição: Médio
Duração: 12 dias
Ponto de encontro inicial: La Paz, Bolívia.
Dia 01 | La Paz (3400m)
O primeiro dia é dedicado somente à chegada. Nossa equipe vai buscá-lo no aeroporto e levar ao hotel no centro da cidade. A noite vamos confraternizar em um jantar de boas-vindas.
Incluso: Transfer aeroporto, noite em hotel e jantar
Dia 02 | Passeios culturais e aclimatação em La Paz (3400m)
Aproveitamos este dia para conhecer a curiosa cidade de La Paz com nossos guias. Vamos passear de teleférico pela cidade de El Alto e observar todas as montanhas que circulam a capital boliviana. Passaremos pelo centro histórico, onde visitaremos o mercado das Bruxas, a sede do governo da Bolívia e a Catedral de San Francisco. Após o almoço vamos até a zona Sul conhecer o Vale da Lua, você poderá entender a formação geológica e geomorfológica que influenciou na história da ocupação urbana desta fascinante cidade através das explicações do nosso guia Pedro Hauck.
Incluso: Café da manhã, passeios por La Paz e noite em hotel
Dia 03 | Preparação e logística em La Paz (3400m)
Hoje reservamos o dia para checar seus equipamentos e garantir o que for necessário para a expedição. Caso você já tenha tudo, poderá aproveitar para conhecer algum outro ponto turístico na cidade ou ir para as ruínas arqueológicas de Tiwanaku.
Incluso: Café da manhã e noite em hotel
Dia 04 | Subida e descida ao Chacaltaya (5421 m)
O Chacaltaya é uma montanha bastante acessível na periferia de La Paz. Lá ficava uma antiga estação de esqui, a mais alta do mundo, que está desativada pela falta de neve. Se o tempo e as condições estiverem boas, iremos até a estação de esqui de van e à pé até o cume. De lá temos uma vista espetacular para o Huayna Potosi e as demais montanhas da cordilheira Real.
Duração: 8h
Distância: 940m | Desnível: 140m
Incluso: Café da manhã, transporte noite em hotel
Dia 05 | Ida a Vila Sajama (4400m)
Após o café da manhã vamos carregar nossa van e dirigir até o povoado de Vila Sajama, no oeste da Bolívia, são 277 km percorridos em cerca de 5 horas. No caminho vamos aproveitar para conhecer a paisagem do altiplano e visitar uma ruína arqueológica que vai te surpreender. Chegaremos no fim da tarde e vamos nos hospedar em uma pousada.
Vila Sajama é um local muito pitoresco e pouco povoado, além de ser bem simples. Contudo, é um lugar fantástico com beleza cênica incrível e rodeada por montanhas, dentre elas a mais alta da Bolívia e que empresta o nome ao local, o Sajama.
Incluso: Café da manhã, transporte, jantar e noite em pousada
Dia 06 | Descanso (4400m)
Hoje será um dia leve de descanso. Iremos aproveitar para passear pela cidade, conhecer a bela igrejinha de adobe, ver as lhamas pastando e, não menos importante, melhorar nossa aclimatação e nos preparar para a escalada do dia seguinte.
Incluso: Café da manhã, almoço, jantar e noite em pousada
Dia 07 | Escalada do Acotango (6052m)
Acordaremos no meio da madrugada. Após um café da manhã reforçado, sairemos em carros 4x4 em direção à divisa do Chile e subiremos o mais alto possível. A estrada utilizada passa por uma extração de enxofre a 5640 metros, que nos deixa bastante próximo do cume. A rota percorre uma meia lua, que é a antiga borda da cratera que sofreu uma explosão há milhares de anos, desfigurando a montanha que não apresenta uma forma vulcânica clássica em morfologia cônica. A rota apresenta alguma dificuldade, com leves ascensões e descidas para no final reservar a subida mais inclinada, que é a parte mais difícil. No cume teremos uma vista privilegiada para os vulcões Guallatiri no Chile, Capurata, Parinacota, Pomerape e o Sajama. Também poderemos observar o resto de uma plataforma incaica que é uma ruína arqueológica.
Distância: 7,5 km (ida e volta) | Ganho altimétrico: 500m
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e noite em pousada
Dia 08 | Descanso (4400m)
Após cume no Acotango teremos um dia leve apenas para relaxar, vamos fazer isso visitando as termas de Vila Sajama. Estas termas são piscinas naturais com água aquecida pela atividade vulcânica. Elas ficam a céu aberto com a visão espetacular das montanhas da região.
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, entrada nas termas, jantar e noite em pousada
Dia 09 | Descanso (4400m)
Para total recuperação teremos mais um dia de descanso e aproveitamos este dia para visitar os geisers da região. Na volta iremos nos preparar para o segundo desafio que virá no dia seguinte.
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, visita aos gêiseres, jantar e noite em pousada
Dia 10 | Escalada do Parinacota (6348 m)
Acordaremos bem cedo e de carros 4x4 chegaremos até o começo da trilha que leva até o cume da montanha. O Parinacota é um vulcão com formato cilíndrico perfeito, uma grande cratera e, por conta de sua forma, uma vertente com pouca inclinação, porém contínua e longa. Sua última erupção foi por volta do ano 300 A.C. É mais difícil que o Acotango, por se tratar de uma subida maior, no entanto, já estaremos bem aclimatados para realizar esta caminhada que é bem exigente fisicamente até seu cume.
Distância: 7,7 km (ida e volta) | Ganho altimétrico: 1150m
Incluso: Café da manhã, lanche de trilha, jantar e noite em pousada
Dia 11| Retorno a La Paz (3400m)
Dia de retornar de van pela mesma estrada até nosso hotel em La Paz.
Incluso: Café da manhã, transporte e noite em hotel
Dia 12 | Dia de retorno
Neste dia te levaremos até o aeroporto para você voltar para casa. Caso queira fazer uma extensão, podemos te oferecer a escalada do Huayna Potosí, montanha de 6088 m que é outro clássico andino (converse com a nossa equipe).
Incluso: Café da manhã e transfer
Lembre-se:
* O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas,
performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.