top of page

VULCOES DO EQUADOR

Nível da Expedição: Médio
Duração: Cotopaxi - 10 dias | Chimborazo - 13 dias
Ponto de encontro inicial: Quito, Equador.

VULCOES DO EQUADOR

Dia 01 | Quito (2.850 m) - Machachi (2.886 m)

Neste dia vamos buscar você no aeroporto em Quito e iremos diretamente para Machachi, em um hostel de montanha. À noite vamos jantar juntos e você conhecerá os instrutores e os outros membros da expedição pela primeira vez.



Incluso: Transporte do aeroporto até Machachi, jantar, noite em hotel




Dia 02 | Machachi - Pasochoa (4.200m) - Machachi

Sairemos às 7h de Machachi e com nosso carro particular iremos até a base deste vulcão: Pasochoa, passaremos por uma floresta primária andina onde teremos a possibilidade de observar vários tipos de aves como o beija-flor - e se a sorte estiver conosco, o condor. Com tempo claro pode-se observar parte da cratera e também as montanhas vizinhas: El Cotopaxi, Antisana, Ilinizas.


Duração: 4-5 horas​

Incluso: Transporte até a montanha, café da manhã, lanche de trilha e noite em hotel




Dia 03 | Machachi - Corazón (4.788m) - Machachi

Sairemos às 7h de Machachi e iremos para oeste, aproximadamente 30 km em nosso transporte privado, então chegaremos à base do antigo vulcão “Corazón” que mede 4.788m de altitude. A caminhada começa em pastagens e no final passa por rochas instáveis. Se o tempo estiver bom, você poderá avistar o vale do Machachi, a cidade de Quito, o Cotopaxi, Los Ilinizas e também parte da costa equatoriana. Já no cume, vamos nos deliciar com nosso box lunch e depois de muitas fotos retornaremos ao nosso transporte, que nos levará de volta a Machachi.


​Duração: 7h

Incluso: Transporte até a montanha, café da manhã, lanche de trilha e noite em hotel




Dia 04 | Machachi - Refúgio Ilinizas (4.750m)

Sairemos de Machachi pela manhã e seguiremos pela Avenida dos Vulcões até chegar ao povoado de El Chaupi. Continuaremos até chegar ao estacionamento La Virgen (3.900m). Uma vez lá, iniciaremos uma caminhada até o Refúgio Nuevos Horizontes a (4.750m). Lá almoçamos e descansamos o resto da tarde, até o jantar.



Duração: 3h

Incluso: Transporte até a montanha, café da manhã, almoço, jantar e noite em refúgio




Dia 05 | Refúgio Ilinizas - Cume Iliniza Norte (5.126m) - Machachi

Nosso dia de escalada começa às 05h. Tomaremos um café da manhã leve, embalaremos nossos equipamentos de escalada e deixaremos o refúgio uma hora depois. Continuaremos a subir em direção ao cume formado entre os dois picos e logo em seguida ao cume da Illiniza Norte (5.126 m).


O ataque ao cume leva cerca de 3 horas. Uma vez no cume, vamos desfrutar e admirar a beleza do ambiente. Após o retorno ao refúgio, comeremos e faremos as malas para descer ao estacionamento da La Virgen e voltaremos para Machachi.



Duração: 5h

Incluso: Transporte, café da manhã, almoço e noite em hotel



Dia 06 | Machachi - Laguna Quilotoa (3.914m) - Machachi

Depois do esforço no dia anterior é aconselhável um bom descanso, por isso visitaremos a lagoa Quilotoa, que fica dentro da cratera de um vulcão antigo. Começaremos nossa viagem pela manhã em direção ao sul, passamos pela cidade de Latacunga e depois iremos para o oeste, onde passamos por cidades como: Pujili, Sumbahua, Tigua (muito famosa por suas pinturas Tigua). Ao chegar na laguna Quilotoa passamos cerca de 4 horas admirando as paisagens únicas da nossa aventura e vamos descobrir uma vistas mais incríveis do Equador - formação por esse vulcão que entrou em erupção há milhões de anos. Poderemos observar e tirar muitas fotos da borda de sua cratera. A descida levará pouco menos de 1 hora, neste local poderemos fazer um passeio de barco e admirar as suas águas que emanam bolhas. Para subir haverá a possibilidade de usar uma mula ou simplesmente caminhar, e com pouco mais de 1 hora chegaremos à beira da cratera novamente e em seguida almoçamos em um dos restaurantes locais. À tarde retornaremos a Machachi.



Duração: 6 horas

Incluso: Transporte, café da manhã e noite em hotel



Dia 07 | Machachi - Refúgio Cotopaxi (4.800m)

Sairemos de Machachi ao 12h (logo após o almoço), seguiremos por um caminho de pedras e seguiremos em direção leste, para à cidade de Pedregal, onde está localizado o estacionamento (4.500m) de onde sairemos do carro e começamos nossa caminhada com toda a bagagem até o Refúgio José Rivas (4.800m) - lá descansamos e tomamos bebidas quentes. À tarde iremos praticar algumas técnicas em glaciares, após as práticas, retornaremos ao Refúgio antes das 18h, jantamos e descansaremos até meia-noite.



Incluso: Transporte, café da manhã, lanche de trilha, jantar e noite em refúgio




Dia 08 | Refúgio Cotopaxi - Cume Cotopaxi (5.897m) - Machachi

Acordaremos à meia-noite com todo o nosso equipamento de escalada pronto, um nutritivo desjejum nos espera, por volta da 1h começamos nossa subida, para chegar ao cume levaremos de 6 a 8 horas dependendo da condição física de cada participante. Percorremos pequenos trechos entre 30º e 40º de inclinação e alguns casos de até 50º. Ao chegar ao cume você poderá apreciar todas as montanhas em seu máximo esplendor, após fotos retornaremos pelo mesmo caminho ao Refúgio que levará aproximadamente 2 horas, faremos as malas e retornaremos a Machachi.



Incluso: Transporte, café da manhã, lanche de trilha, e noite em Hotel




Dia 09 | Descanso

Descansaremos o dia todo para recuperar energias - os que ficam até o Cotopaxi. Este é um dia extra em caso de mau tempo.



Incluso: Café da Manhã e Noite em Hotel




Dia 10 | Machachi - Refúgio Hermanos Carrel (4.800m)

A viagem começa na cidade de Machachi às 10h, de lá iremos para a cidade de Ambato onde almoçamos ao 12h, então levaremos cerca de mais uma hora de carro para chegar à Reserva de Proteção de Animais Selvagens Chimborazo, nesta área iremos apreciar um animal típico dos Andes: a Vicuña. Nosso carro chegará até o primeiro refúgio, o Hermanos Carrel (4.800m). À tarde subiremos mais uma hora até o Refúgio Whymper (5.300m) onde jantaremos e caso não apresente vagas, ficaremos no Refúgio Carrel, onde descansamos por algumas horas.



Importante:

O Refúgio no Chimborazo encontra-se fechado, caso não reabra até a Expedição, dormimos em barracas a 5.300 metros.



Incluso: Transporte, café da manhã, almoço e noite em refúgio



-

Aos que terminam a expedição escalando o Cotopaxi, hoje te levaremos ao aeroporto.

-




Dia 11 | Refúgio Hermanos Carrel - Cume Chimborazo (6.310m) - Machachi - Quito

Acordaremos às 22h e haverá um ligeiro jantar antes de partirmos com todo o nosso equipamento. Por volta das 23h iniciaremos a subida - que demora cerca de 8 horas para chegar ao primeiro cume chamado Veintimilla (6.270m). Depois, levaremos mais uma hora até o pico máximo do Chimborazo, chamado de Cume Whymper (6.310 m) - o lugar perfeito para apreciar a Cordilheira dos Andes e tirar algumas fotos espetaculares. Para voltar precisaremos de cerca de 3 horas, uma vez de volta ao refúgio, faremos as malas e voltaremos para Machachi e Quito.



Importante:

O Refúgio no Chimborazo encontra-se fechado, caso não reabra até a Expedição, dormimos em barracas a 5.300 metros.



Incluso: jantar, lanche de trilha, transporte e noite em Hotel



Dia 12 | Dia extra

Dia extra reservado para mau tempo.




Dia 13 | Dia de Retorno

Este dia está destinado ao retorno ao Brasil.


Incluso: Café da Manhã e transporte até o aeroporto



Lembre-se:

* O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas,

performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.

bottom of page